De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de fumantes no mundo tem caído. Em 2022, um em cada cinco adultos fumavam. Já no ano 2000, era de um em cada três. O estudo foi divulgado na última terça-feira, 16.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Ainda de acordo com o documento, o Brasil está entre os países que mais conseguiram controlar o consumo do tabaco. Desde 2010, o país registrou queda de 35% no número de fumantes. Na Holanda, a redução foi de quase 30%.
Ao todo, 150 países conseguiram reduzir o tabagismo. Em contrapartida, ainda há 1,25 bilhão de adultos que fumam, em todo o mundo, segundo o relatório.
Leia também: “Inglaterra: governo quer reduzir consumo de cigarro na ilha”
Ruediger Krech, diretor do Departamento de Promoção de Saúde da OMS, reforçou a importância de os países manterem políticas de restrição ao tabaco.
“Tivemos bons avanços nos últimos anos, mas não há tempo para complacência”, afirmou Krech. “Estou surpreso com o quão longe a indústria do tabaco irá para buscar lucro às custas de incontáveis vidas. Vemos que no momento em que um governante pensa ter vencido a luta contra o tabaco, a indústria aproveita a oportunidade para manipular políticas de saúde e vender seus produtos mortais.”
Sudeste asiático é o lugar com maior número de fumantes
Segundo a OMS, o sudeste asiático é a região com maior proporção de fumantes entre a população. A região tem 26,5% de consumidores. Em seguida vem a Europa, com 25,3%.
Leia também: “Nova Zelândia proíbe venda de cigarro para nascidos a partir de 2009”
O estudo diz que, até 2030, a Europa vai ter as maiores taxas de consumo de tabaco no mundo. A pesquisa mostra que o índice de tabagismo entre mulheres europeias é mais que o dobro da média mundial.
Leia também: “A Batalha do cigarro eletrônico”, entrevista com o gerente da Philip Morris Brasil, Rafael Bastos, na Edição 196 da Revista Oeste