Mais de 6 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde 24 de fevereiro, quando o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ordenou que seus soldados bombardeassem diversas cidades do país. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 14 milhões de cidadãos tiveram de deixar suas casas.
Isso significa que uma a cada oito pessoas deixou a Ucrânia desde o início do conflito. Mais de 30% da população foi obrigada a deixar a própria residência.
A agência de refugiados da ONU havia estimado anteriormente que 4 milhões de pessoas poderiam ser expulsas do país, em virtude da invasão russa. Essa previsão foi atualizada em 26 de abril, para mais de 8 milhões.
A crise de refugiados resultou em superlotação em aeroportos, trens e estações de ônibus de países vizinhos. A maioria está indo para a Polônia, onde mais de 3 milhões de cidadãos chegaram até 11 de maio.
Relacionadas
Crise humanitária
Embora o fluxo de refugiados para fora do país tenha diminuído desde março, a nova ofensiva da Rússia em Donbass, no leste ucraniano, levou à fuga de milhares de pessoas.
Centenas de cidadãos foram assassinados em cidades localizadas no norte da Ucrânia, o que motivou as autoridades locais a investigarem supostos crimes de guerra. O presidente Volodymyr Zelensky descreveu os soldados russos como “assassinos” e “estupradores”.
E as negociações de paz?
Um acordo entre Moscou e Kiev está longe de avançar, visto que os russos intensificaram seus ataques terrestres e aéreos no leste ucraniano. Recentemente, Putin disse que as negociações de paz com a Ucrânia chegaram a um beco sem saída.
Leia mais: “A Ucrânia balança o mundo”, artigo de Flavio Morgenstern publicado na Edição 101 da Revista Oeste
Não estou aqui a tomar partido de qualquer um dos dois criminosos em questão, mesmo porque é um assunto que não me diz respeito, é um problema deles e eles que resolvam. Mas esse conflito não começou nem de hoje e nem de 3 meses atrás, esse assunto é bem antigo, já havia iniciativas de secessão de algumas regiões da Ucrânia há muito tempo e graças ao comportamento desse vagabundo desse Zelensky que a situação chegou ao estado que se encontra hoje. Resumindo, o maior responsável pela destruição da Ucrânia é esse ator comediante que os ucranianos elegeram.