Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, não é considerado o maior jogador de todos os tempos à toa. O Atleta do Século é assunto até mesmo nos Estados Unidos, que não têm tradição nenhuma no esporte. Os norte-americanos preferem o football, que, apesar do nome, é praticado majoritariamente com as mãos. Eles chamam de soccer o esporte dominado pelos brasileiros.
Mesmo assim, dois expoentes da cultura norte-americana demonstraram conhecer profundamente a história do Rei: Mike Tyson, um dos maiores pugilistas da História, e Snoop Dogg, ícone mundial do rap. Em um podcast, o boxeador e o músico ressaltaram a importância de Pelé.
“Ele era distinto, era fod*”, disse Tyson. “Entende? Ele é como Muhammad Ali [boxeador]. Legal, confiante. Pelé é conhecido em todo o mundo. Fez coisas que ninguém nunca viu antes.”
Dogg concordou: “Quando o filho da put* tem um nome só, você sabe que ele é fod*”. “Era provavelmente mais rápido que todo o mundo. E você sabe que, em 1960, ele provavelmente era o único negro rápido para caralh*. Estava fazendo dribles com a bola. Entende? O QI dele também é enorme. Ele sabia como passar a bola e envolver outros jogadores. Era um jogador de equipe. Podia fazer tudo sozinho, mas envolvia todos os colegas. Gosto de jogadores assim, que têm esse espírito de equipe”, acrescentou.
Segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, Pelé marcou 1283 gols em 1363 jogos. Com o Atleta do Século, o Brasil venceu suas primeiras três Copas do Mundo, em 1958, 1962 e 1970. Ele é o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira, com 77 gols marcados em 92 jogos.