A Netflix lançou, na quinta-feira 1°, o documentário O Impostor Mascarado, que conta a história de um dos maiores golpistas da França. Famoso por extorquir milhões da elite francesa, Gilbert Chikli usava apenas a própria voz para cometer os crimes.
O golpista imitava o timbre vocal de Jean-Yves Le Drian, ministro francês da Defesa. Ele conseguiu enganar diversas pessoas, roubando mais de 80 milhões das vítimas. O documentário de 90 minutos pertence à produtora vencedora do Oscar Passion Pictures. A produção é formada por entrevistas com cúmplices do criminoso e com suas vítimas.
Uma história real
Para além da imitação da voz, Chikli também usava uma máscara de silicone, fabricada para imitar o ministro da Defesa. A polícia o procurou por anos.
O criminoso, que agora tem 50 anos, começou a trapacear quando era apenas uma criança. “Só com a fala, ele saía de casa com os bolsos vazios e voltava com os bolsos cheios”, explicou Thierry Chikli, irmão do golpista. “Isso realmente deixou meu pai louco, ele nunca conseguia encontrar uma solução.”
![YouTube video](https://i.ytimg.com/vi/ByGbsA7NegE/hqdefault.jpg)
Ao se tornar adulto, Chikli começou a se disfarçar de CEOs franceses e ligava para os gerentes intermediários para exigir que as transferências eletrônicas fossem enviadas para as contas falsas.
“Um golpista tenta conseguir muito dinheiro”, disse Chikli, no documentário. “Tive dinheiro e sempre terei. Então, realmente acho que foi tudo um jogo. Tenho um dom que funciona. Qual é o problema?”
Leia também: “Os filhos da necessidade”, artigo de Dagomir Marquezi para a Edição 139 da Revista Oeste.
Então…
Temos um no Brasil