Em seu artigo publicado na Edição 97 da Revista Oeste, Dagomir Marquezi trata das tensões entre Rússia e Ucrânia, que podem resultar em uma guerra de consequências imprevisíveis.
“Não sabemos se a Rússia vai invadir a Ucrânia. Ou se vai empilhar forças na fronteira para conseguir concessões. Ou se vai fazer um ataque parcial para deixar o país fragilizado e assim instalar um regime obediente a Vladimir Putin, como o da vizinha Bielorrússia”, escreve Marquezi.
“Teremos uma guerra mundial, um holocausto nuclear, o fim da civilização? É improvável. Tudo será resolvido pela diplomacia? Teremos uma acomodação? Esse conflito vai levar a uma nova era de paz na Europa? Não sabemos nada. Conflitos internacionais não têm spoilers.”
Leia outro trecho
“Vladimir Putin hoje usa táticas típicas de um Nicolás Maduro — seu aliado — para nunca mais sair do Kremlin. A última pessoa que o desafiou para uma disputa democrática, Alexei Navalny, foi envenenado e jogado numa cela de prisão. Boris Yeltsin tentou transformar a Rússia num país democrático, com economia de mercado. Esse sonho acabou quando Vladimir Putin assumiu o poder, em 2000, distribuiu a riqueza do país entre seus amigos e decidiu que nunca mais deixaria o poder. Hoje, o ‘herói antiglobalista’ tem como aliados a China e ditaduras como as que dominam Cuba, Venezuela, Bielorrússia e Síria. […]
[…] Putin não teme os mísseis da Otan. Ele teme a liberdade. Ele teme a visão de Alexei Navalny, segundo a qual a Rússia não devia insistir em ser um império, mas apenas um país civilizado, um Estado a serviço do povo. Putin prefere a ilusão de um império em expansão, de um povo obediente aos seus pés, de um palácio no Mar Negro.”
Revista Oeste
Além do artigo de Dagomir Marquezi, a Edição 97 da Revista Oeste traz reportagens especiais e textos de J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Silvio Navarro, Guilherme Fiuza, Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel, Caio Coppolla, Paula Leal, Evaristo de Miranda, entre outros.
Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.
Por que, cada vez que vou acessar uma pág da Oeste, preciso fazer login? Vcs ainda não me identificaram como assinante?
É ISSO AÍ ! PUTIN NÃO MUDOU !
Não esqueça que nesse conflito, nenhum dos lados é santo! Nenhum!!
Tem um velho ditado que diz: quem tem um caneco escuro todo corrugado no final da espinha dorsal tem medo, o cara da Rússia pode ficar Putim da vida do jeito que quiser, que terá de recolher seu aparato de guerra e ir pastar onde as vacas pastam. Gigolo da democracia.
Justamente por não ter spoiler o articulista não conseguiu fazer uma análise do que pode acontecer. Apenas escreveu seu ponto de vista, ponto de vista este que se enquadra perfeitamente no título do “artigo”.
O mundo mudou, mas o jornalismo não percebeu
Foi uma porcaria de análise parcial, não geopolítica. Ignorou todo o contexto do que está acontecendo.
não lembro ate´quando vai durar minha assinatura e se sera´ate´quando a Redaçaõ Oeste tera´que mudar o tom a respeito da Russia.
apropo`:
Putin não mudou e o mundo não percebeu.