publicidade
Coronavírus — Mundo, Mundo

'O mundo precisa de respostas da China sobre o vírus', diz Trump ao romper com a OMS

Presidente dos Estados Unidos anuncia suspensão de relações com a OMS

bandeira da china - vírus - trump - oms
Trump quer respostas da China e da OMS | Foto: REPRODUÇÃO

Presidente dos Estados Unidos anuncia suspensão de relações com a OMS

bandeira da china - vírus - trump - oms
Trump quer respostas da China e da OMS | Foto: REPRODUÇÃO

Os Estados Unidos deixam de manter relações com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A decisão foi divulgada hoje pelo presidente norte-americano, Donald Trump, durante coletiva de imprensa realizada na Casa Branca. O motivo do rompimento? A carência de informações sobre a covid-19, vírus que surgiu na província de Wuhan, na China, segundo ressalta o político.

Receba nossas atualizações

Leia mais:Trump enviará para o Brasil 2 milhões de comprimidos de hidroxicloroquina

“O mundo precisa de respostas da China sobre o vírus”, disse Trump, conforme noticiou a agência italiana Ansa. “A gente precisa de transparência”, prosseguiu o presidente. Dessa forma, os Estados Unidos não vão mais financiar ações lideradas pela OMS. De acordo com a equipe do governo dos EUA, o dinheiro será repassado para outras medidas de saúde — sobretudo em relação ao combate ao novo coronavírus.

“A gente precisa de transparência”

Além de anunciar o rompimento de relações com a OMS, o presidente norte-americano acusou a entidade de estar a serviço da China. Para ele, o país asiático é quem lidera a organização que deveria se preocupar, primeiramente, com a saúde da população mundial. Até o momento, o comando da OMS não respondeu às indagações de Trump.

Em defesa de Hong Kong

Romper com a OMS não foi a única pauta da coletiva de imprensa de hoje. Trump aproveitou a situação para, entre outros pontos, reforçar o apoio dos Estados Unidos ao povo honconguês. Nesse sentido, voltou a fazer mais críticas à China. Afinal, a ditadura comunista de Pequim sinaliza, por meio de aprovação de lei de segurança nacional, retirar a autonomia do território de Hong Kong. Com isso, avisa que poderá impor sanções contra líderes chineses.

Mais:Reino Unido planeja facilitar obtenção de cidadania aos moradores de Hong Kong

 

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.