A Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos atualizou, em junho, o seu arquivo público sobre o Brasil. Na longa página sobre o país, a CIA fala sobre geografia, sociedade, meio ambiente, economia, energia, comunicações, transporte, Forças Armadas, segurança e questões transnacionais.
“A ex-presidente Dilma Rousseff (2011-2016) foi destituída do cargo em 2016 pelo Congresso por ter cometido atos de impeachment contra as leis orçamentárias do Brasil”, diz um trecho da introdução.
O documento da CIA sobre o Brasil também cita a Operação Lava Jato e a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por participar dos esquemas que desencadearam a investigação.
“O ex-presidente Lula foi condenado por aceitar propina e cumpriu pena de prisão (2018-19), embora sua condenação tenha sido anulada no início de 2021”, afirma a CIA. “O renascimento de Lula se completou em outubro de 2022, quando ele derrotou por pouco o titular Jair Bolsonaro (2019-2022) nas eleições presidenciais”, completa a agência.
CIA diz que o Brasil tem o segundo maior Exército do Ocidente
Além da situação política do Brasil, outro destaque no documento da CIA é a afirmação de que o Brasil tem o segundo maior Exército do Ocidente. “As Forças Armadas Brasileiras (FAB) são o segundo maior Exército do Hemisfério Ocidental, atrás dos EUA”, diz a inteligência norte-americana.
Há ainda outras curiosidades sobre o Brasil, como a origem do nome. “O nome do país deriva do pau-brasil, que crescia abundantemente ao longo da costa do Brasil e que era usado para produzir um corante vermelho escuro”.
Leia também:
Os Estados Unidos ainda explicaram a bandeira do Brasil. “A bandeira atual foi inspirada no estandarte do antigo Império do Brasil (1822-1889)”, começa a CIA. “Na bandeira imperial, o verde representava a Casa de Bragança de Pedro I, primeiro imperador do Brasil, enquanto o amarelo representava a Família Habsburgo de mulher”, diz a Cia ao fazer referência à imperatriz Leopoldina.
“Na bandeira moderna, o verde representa as florestas do país e o losango amarelo sua riqueza mineral (a forma do losango reflete aproximadamente a do país); o círculo azul e as estrelas, que substituíram o brasão da bandeira original, retratam o céu sobre o Rio de Janeiro na manhã de 15 de novembro de 1889 — dia em que foi declarada a República do Brasil”, completa.
A agência de inteligência norte-americana ainda acrescenta que “o número de estrelas mudou com a criação de novos Estados e passou das 21 originais para as atuais 27 (uma para cada Estado e o Distrito Federal)”. Em seu trecho sobre o governo, a CIA detalha até mesmo quantos representantes cada partido possui na Câmara dos Deputados e no Senado.
Esse é o relatório para inglês ver. O que interessa mesmo, só eles têm acesso…
A sigla FAB pertence à Força Aérea Brasileira. As Forças Armadas são simbolizadas pelas letras FFAA. Assim, Forças Armadas Brasileiras deveria ser FFAAB.
Com um exército desse tamanho haja meio fio para pintar e bueiro para desentupir
Kkkkkkk
Que maluquice! Brasil tem o segundo maior exercito do ocidente, acho que esses analistas da CIA, ao fazerem isso foi para esculachar o País, segundo depoimento de generais, temos munições para apenas 24 hs de combate. Será que Lula cairá nessa, e irá declarar guerra a algum pais? A Venezuela tem mais força bélica do que o Brasil.
Em suma, confirmaram que o Sol nasce no Oriente
Que decadência !!! FFAA reverenciando um corrupto.
Aí tem, viu gente….. ou alerta de algo ruim ou aviso de “não mexa comigo…
Em efetivo, pode até ser que seja o segundo maior; mas em equipamento e treinamento para suas atividades fim, é dos últimos, só tem três em situação pior, conforme um site chinês que só pode ser oficial do governo daquele país.
Estranho a CIA publicar texto tão superficial e meio que informando que as instituições funcionam bem. Esquisito.
A CIA não sabe nada do Brasil. A velha ignorância norte americana com os demais Países do Hemisfério Ocidental. Existem estudos bem mais inteligentes lá do que essa bobagem pública sem nenhuma valia.
Exercito grande e inoperante, só dá despesa pro povo brasileiro.
Put’s
Essa foto é humilhante para as forças armadas .
Meu Deus , onde chegamos.
E onde chegaremos?
Isso é sério!? Está mais parecendo o sitio do pica-pau amarelo.
A CIA pelo jeito não sabe nada do pais. Não sei se somos o segundo exército do ocidente, agora que gastamos 122bi para nada isso é verdade. A CIA que se cuide o segundo exército do ocidente está semdo cooptado pelo da China.
Uma coisa é o contingente, outra a tecnologia. Exércitos altamente especializados levam vantagem desde Henrique V em Azincourt contra os franceses, pelos seus longbows, para não ir mais longe na História.