Embora as eleições presidenciais do Peru ainda não estejam oficialmente encerradas, o candidato de esquerda Pedro Castillo, do partido Peru Livre, apresenta-se como vencedor do pleito. “Obrigado por serem vigilantes da vontade popular, obrigado por esta vigília”, agradeceu o socialista, em discurso a militantes. “Faço um apelo às autoridades eleitorais para que, pelo Peru, pela democracia, por nossa pátria, respeitem a vontade das urnas.”
Debemos estar atentos para defender la democracia que se expresa en cada uno de los votos, dentro y fuera de nuestro amado Perú. No podemos descansar. Que esta vigilia histórica permita el renacer de un nuevo país. #ADefenderElVoto pic.twitter.com/LOJvCsE1oL
— Pedro Castillo Terrones (@PedroCastilloTe) June 8, 2021
Conforme informou Oeste, o candidato socialista apresenta ligeira vantagem sobre Keiko Fujimori, integrante da sigla direitista Força Popular. Até o momento, 98,3% das urnas foram apuradas, e Castillo aparece com 50,2% dos votos válidos, contra 49,8% de Fujimori. A virada da candidata conservadora pode ocorrer, sobretudo em função dos votos vindos do exterior que ainda não foram totalmente contabilizados.
O que pensa Pedro Castillo
Castillo é a favor de intervenção estatal na economia. Segundo o candidato socialista, um dos principais entraves para o desenvolvimento da economia peruana são os monopólios estabelecidos por grandes empresas. Em entrevista concedida ao programa Diário Financeiro, Castillo não soube explicar, contudo, como funcionam os cartéis formados pelas grandes corporações. Veja abaixo.
Caso seja eleito, o candidato socialista pretende elaborar uma nova Constituição por meio de uma assembleia constituinte — o objetivo é dar ao Estado o poder de regulador do mercado. O líder do Peru Livre propõe, ainda, a nacionalização de setores estratégicos, como os de minas, gás e petróleo. O plano de governo oficial do partido, ressalte-se, define a sigla como marxista e leninista.
Em seu plano de governo, Castillo garantiu que vai dedicar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o agronegócio. O candidato da esquerda promete , também, reformar o sistema previdenciário do país e criar um sistema único de saúde. O esquerdista mostra-se conservador, contudo, nas chamadas pautas de costume — ele é contra a legalização do aborto, da eutanásia e da união entre pessoas do mesmo sexo.
Líderes da esquerda latino-americana são elogiados no plano de governo de Castillo. “Os presidentes Rafael Correa, Evo Morales, Néstor Kirchner, Cristina Fernández, Lula da Silva, Dilma Rousseff, Fidel Castro, Raúl Castro, Hugo Chávez, Nicolás Maduro, Manuel Zelaya, Daniel Ortega e Pepe Mujica estiveram no ponto mais alto da integração latino-americana, baseada em princípios soberanos”, ressalta o documento.
Keiko Fujimori acusa esquerda de fraudar disputa
Keiko Fujimori afirma que a esquerda está fraudando o pleito. Em entrevista concedida a jornalistas, a candidata conservadora diz ter identificado irregularidades no processo eleitoral. “Há intenção clara de boicotar a vontade popular”, declarou Keiko. “Não é que estejamos preocupados com a nossa candidatura, é com a defesa do futuro do nosso país.”
O chefe da Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos, o ex-chanceler do Paraguai Rubén Lezcano, informou que o órgão ainda não detectou fraudes.
Leia também: “Candidata à presidência do Peru rejeita socialismo e critica Lula”
só com fraudes!! filhos de satanás!
VOTO AUDITÁVEL JÁ!!!!!
Mais um País que vai pro buraco, Adeus Peru !!!
Só restam o Brasil, Paraguai, Equador e Colômbia que ainda não caíram nesse conto socialista. Vamos aguardar mais um ano para ver como fica isso daí.
Caso esse espécime vença ele irá fundar o Peruzuela.
E quem disse que é só no Brasil que se faz “Dilmas”?…
Xiii… Já vimos esse filme… O povo parece qud não aprende! De um lado, esse aí, do outro a filha de Fugimore. Se correr o bicho pega, se ficar…. Outra Venezuela. Aguardemos.
A esquerda segue firme e forte fraudando eleições. Aqui não será diferente. #urnasauditaveisjá
Não vamos chorar por ti,Peru.
E aqui precisamos ficar muito atentos ao bandidos canhotos,o eixo do mal ,a mídia podre e lutar pelo voto auditável.
Trata-se de mais um adorador de ditaduras, imbecil, ignorante, retrógrado e… COMUNISTA.
Em suma, o sujeito construído pelo espúrio foro de sp e sua caterva.
A solução q ele anuncia é uma constituição para superfortalecer o estado e massacrar o pagador de impostos.
O resultado será um governo narcoterrorista aos moldes do venezuelano.
Duvidam? Quem viver, verá.
Aos peruanos, aconselho abandonarem o país.
Enquanto isso, o Brasil resiste contra o comunismo e com o apoio maciço a Bolsonaro, nosso melhor e mais honesto presidente, q se revela uma liderança conservadora mundial
FECHADO COM BOLSONARO 2022!
Mais uma prova da vocação da América Latina para o atraso e a mediocridade.
Mais um social/comunista vagabundo para empestear a América do Sul.
PRIMEIRO, É QUE O PERU É INSTÁVEL E VÁRIOS PRESIDENTES JÁ FORAM PRESOS.
SEGUNDO, O BRASIL PRECISA REFORÇAR A VIGILÂNCIA NAS SUAS FRONTEIRAS, REVER A SUA POSIÇÃO NESSE MERDoSUL E NÃO CAIR NO CONTO pilantrONGs, ENCHENDO O PÁIS DE IGNORANTES QUE CAVARAM SUAS PRÓPRIAS COVAS.
EMBALAM EM FOLHAS DE COCA E MANDAM DE VOLTA PARA AS PRAGAS BOLIVARIANAS.