A casa de leilões britânica Christie’s vai leiloar em 18 de maio deste ano um desenho do pintor renascentista Michelangelo. A expectativa é que a obra do seja vendida por € 30 milhões (cerca de R$ 150 milhões).
Chamado Giovane nudo (jovem nu), o quadro foi desenhado por Michelangelo quando ele ainda era jovem — por volta do final do século 15. O desenho reproduz um homem trêmulo, inspirado na obra Batismo dos Neófitos, de Masaccio, considerado o primeiro grande pintor da Renascença na Itália.
O desenho foi vendido pela primeira vez em 1907 em Paris. Conforme a Christie’s, a peça ficou esquecida até 2019. “Essa é uma das descobertas mais emocionantes dos últimos tempos”, disse Stijn Alsteens, chefe internacional do departamento de desenho da Christie’s.
Segundo Alsteens, a obra mostra nas entrelinhas Michelangelo fazendo duas coisas ao mesmo tempo: olhando para os artistas que o antecederam — Masaccio — e olhando para o próprio trabalho com um aspecto revolucionário.
De acordo com a Christie’s, antes de ser posta à venda, a obra era um tesouro nacional da França, o que impedia que fosse exportada. Contudo, recentemente o governo francês removeu a determinação, permitindo que o desenho fosse leiloado para colecionadores em qualquer lugar do mundo.
Antes de ser leiloada, a obra será exibida em Hong Kong e Nova Iorque.
Um esboço como esse de Michelangelo vale mais que toda a porcaria modernista.
Essa abertura da França, não é por acaso. Não esquecer de quem Macron. Nao me admiraria q abrissem o Louvre para “milhardarios”. O q conta para tal governo é poder e dinheiro.
Kleber, nem mesmo um dedo desse esboço vale. O que produz nos últimos tempos nem deveria ser chamado de arte.