OMS calcula que 90% da população mundial adquiriu imunidade à covid-19

Hoje, a cepa dominante do coronavírus é a Ômicron
-Publicidade-
Tedros Adhanom: "Estamos muito mais perto de poder dizer que a fase de emergência da pandemia terminou, mas ainda não chegamos lá"
Tedros Adhanom: "Estamos muito mais perto de poder dizer que a fase de emergência da pandemia terminou, mas ainda não chegamos lá" | Foto: Reprodução/OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou na sexta-feira 2 que cerca de 90% da população mundial possui atualmente algum nível de imunidade à covid-19 por meio da vacinação ou da infecção.

“A OMS estima que ao menos 90% da população mundial têm agora algum nível de imunidade ao SARS-CoV-2 devido a uma infecção anterior ou à vacinação”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em referência ao vírus que causa a doença.

“Estamos muito mais perto de poder dizer que a fase de emergência da pandemia terminou, mas ainda não chegamos lá“, observou em uma coletiva de imprensa.

-Publicidade-

Tedros disse ainda que novas variantes do vírus podem surgir e superar a dominante Ômicron. Atualmente, existem mais de 500 subvariantes da Ômicron e todas são altamente transmissíveis. Também há mutações do vírus que podem escapar mais facilmente da imunidade adquirida, reforçou Tedros.

OMS: covid-19 ainda é Emergência de Saúde Pública

Em outubro passado, a OMS informou que a covid-19 continua sendo uma Emergência de Saúde Pública de Preocupação Internacional” (PHEIC, na sigla em inglês).

Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que decidiu manter a pandemia como uma emergência global, atendendo a recomendação do comitê de emergência.

De acordo com comunicado da OMS, os peritos de vários países que aconselham a organização concordaram que a covid-19 é um “evento de saúde pública que continua a afetar negativa e fortemente a saúde da população mundial”.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

7 comentários Ver comentários

  1. ” ainda não chegamos la” pois ainda resta um estoque considerável de vacinas experimentais. Vamos chegar lá quando o estique de vacinas acabar. Muito simples de entender

  2. Mentira, a China tem quase 20% da população mundial e lá está um caos. Esse aí é parceiro do nosso ladrão eleito presidente em contar mentiras.

  3. O mundo esqueceu da covid 19, na copa do mundo aglomerações e ninguém com máscara, e agora estes palhaços do pt aparecendo com máscaras. Qual a real intenção deles?

  4. Precisa avisar a equipe de transição do Lula na saúde. Usam máscaras com proteção de 0,4%, comprovada por estudos já publicados mundialmente, sendo que 90% da população já está imunizada. Copia e cola de um certo país asiático…

  5. Precisa avisar a equipe de transição do Lula na saúde. Usam máscaras com proteção de 0,4%, comprovada por estudos já publicados mundialmente, sendo que 90% da população já está imunizada. Copia e cola de um certo país asiático…

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.