A Organização das Nações Unidas pediu, na quinta-feira 5, que os portos da Ucrânia no Mar Negro sejam reabertos. O órgão alega que as exportações de trigo e milho da região precisam voltar a acontecer, uma vez que muitos países pobres dependem desses produtos.
De acordo com o Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU, quase todas as exportações de grãos do país antes invasão russa passaram pelos portos da Ucrânia no Mar Negro. Os preços do trigo e do milho, que já estavam altos por causa da pandemia, subiram 22% e 20%, respectivamente, desde o início do conflito, segundo o jornal Valor Econômico.
Apesar de terem passado por bombardeios pesados, o portos no sul do país precisam voltar a funcionar para “proteger a produção agrícola ucraniana e permitir exportações que são críticas para a economia da Ucrânia e a segurança alimentar global”, afirma o PMA.
Segundo a agência da ONU, o Iêmen, por exemplo, importa mais da metade de seu consumo de trigo da Rússia e da Ucrânia. O país é um dos mais pobres do planeta e está sendo devastado por uma guerra que se arrasta há anos.
Em 2021, a Ucrânia foi responsável por quase 15% das exportações globais de milho e cerca de 10% do mercado internacional de trigo, conforme os dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
O idiota que nasce idiota morre idiota. Este Miranda, parente daquele deputado safado, idolatra um hipnotizador de jumentos de nove dedos, afinal, ele faz parte da jumentada.
Será que alguém acredita que o Putinho dá bola para isso? Ele só pensa n’aquilo: nasci, cresci, fui admitido na KGB, fui preparado para ser presidente da URSS e quando chegou a hora, herdei um país do BRICS. Três países em desenvolvimento a China e meu país? Voltemos a ter um papel de guerra fria. Remontemos a CCCP, Já pegamos a Crimeia em 2014, agora vamos retomar a Ucrânia inteira, a Moldávia que se cuide, A Polônia vamos deixar por enquanto, mas Finlândia e Suécia que se cuidem.
A parte da Ucrânia que ainda está fora do alcance dos russos que é a fronteira com países da europa do leste, é a parte ocidental da Ucrânia. Infelizmente, o grosso da produção agrícola da Ucrânia está à margem esquerda do rio Dniepper ou seja a banda oriental que já está quase que totalmente ocupada pelos russos. O que vocês acham o por que os russos mudaram de estratégia ao largar de mão a capital Kiev e virarem para a banda oriental do país? Imaginem, se acertarem os presentearei com um bolo feito com um legítimo trigo ucran… russo.