Oposição a Daniel Ortega começa a fugir da Nicarágua

Jornalistas de destaque também estão sendo presos e tendo seus passaportes confiscados
-Publicidade-
O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega | Foto: Divulgação/Presidência da Nicarágua
O ditador da Nicarágua, Daniel Ortega | Foto: Divulgação/Presidência da Nicarágua

Com o agravamento da repressão do regime esquerdista de Daniel Ortega, personalidades ligadas à oposição estão deixando o país às pressas para evitar serem detidos. Segundo o jornal Washington Post, mesmo antigos membros da elite do regime sandinista estão fugindo. Dezesseis oposicionistas já foram presos. Um dos exilados é Carlos Chamorro, editor do site Confidencial, que resumiu a situação: “Eles estão impondo um estado de medo no país para imobilizar o país inteiro e eliminar a competição política para as próximas eleições”.

Jornalistas de destaque também estão sendo presos e tendo seus passaportes confiscados, e muitos profissionais já partiram preventivamente. Daniel Ortega (que o ex-presidente americano Ronald Reagan chamava de “ditador de lata”) ocupou o poder de 1979 a 1990 e retornou em 2007 para não sair mais. José Miguel Vivando, diretor da Human Rights Watch, declarou que “a única linguagem que esse cara vai entender é se a comunidade internacional dobrar a pressão diplomática e com consequências que vão afetar os empresários que já estão dividindo a cama com o regime”.

Leia também: “A ditadura velada do Judiciário”, reportagem publicada na Edição 66 da Revista Oeste

-Publicidade-
Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site