O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, abriu mão da candidatura à reeleição, neste domingo, 21.
A desistência abriu uma disputa interna no Partido Democrata para saber quem será o substituto que enfrentará Donald Trump.
Em uma carta, Biden declarou apoio à sua vice, Kamala Harris. Ela é tida como a mais óbvia escolha dentro do partido para a disputa presidencial. Kamala também defendeu Biden, depois do primeiro debate presidencial contra Trump.
Em meio aos questionamentos quanto à continuidade de Biden na eleição, a democrata foi uma das maiores defensoras. Chegou a dizer que o presidente teve um “começo lento”, mas que continuou a dar respostas “mais substantivas” do que o republicano.
Além de Kamala, Oeste lista outros possíveis nomes no páreo:
Joe Biden pode ser substituído pela governadora de Michigan
Gretchen Whitmer, governadora de Michigan por dois mandatos, é uma democrata do Centro-Oeste cada vez mais popular.
A região crucial para os democratas vencerem com os indecisos. É apontada como um dos nomes para substituir Joe Biden na eleição. Especialistas já especulavam que ela poderia concorrer à presidência em 2028.
No passado, Gretchen Whitmer fez campanha para Joe Biden. Em 2022, liderou uma campanha de eleição que deixou os democratas de Michigan no controle da legislatura do Estado.
Com essa expansão, a governadora conseguiu promulgar uma série de políticas progressistas, incluindo a proteção do acesso ao aborto em Michigan e a aprovação de medidas de segurança de armas.
Gavin Newsom, governador da Califórnia
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, é tido como um dos mais ferozes substitutos de Joe Biden na eleição deste ano. Assim como Gretchen Whitmer, também é listado por especialistas como potencial candidato às eleições de 2028.
Gavin Newsom ganhou destaque nacional nos últimos anos por ser um importante mensagem do Partido Democrata na mídia conservadora dos Estados Unidos. Também se sobressaiu por meio de um debate contra o governador da Flórida, Ron DeSantis, no ano passado.
Josh Shapiro, governador da Pensilvânia
Uma pesquisa feita neste ano, no Estado da Pensilvânia, mostrou que o governador Josh Shapiro tem a aprovação local. A ideia do partido era preparar Shapiro para 2028, mas uma ascensão não foi descartada depois do fracasso de Biden no debate e, agora, com sua desistência.
Josh Shapiro atuou como procurador-geral do estado, trabalhou em diferentes partidos durante seu mandato. Ganhou destaque nacional em 2023 depois de reconstruir rapidamente uma ponte que desabou em uma rodovia crucial da Filadélfia — uma grande vitória política para um governador em primeiro mandato.
JB Pritzker, governador de Illinois
O governador de Illinois, JB Pritzker, também ganhou destaque nos últimos anos por ter se posicionado como um feroz adversário do ex-presidente Donald Trump em suas declarações de apoio a Joe Biden.
JB Pritzker que é um empresário bilionário e herdeiro da rede de hotéis Hyatt usa com frequência suas redes sociais para atacar Trump. Logo depois do debate entre o republicano e Biden, chamou Trump de “mentiroso”.
Além disso, o governador tem um histórico de conclusão de itens da agenda dos democratas progressistas sobre questões como direitos ao aborto e controle de armas.
Jared Polis, governador do Colorado
Jared Polis também é um nome que agrada muitos eleitores republicanos, assim como Shapiro. O governador do Colorado é o primeiro político assumidamente gay a ser eleito ao cargo de Executivo de um Estado.
Michelle Obama, ex-primeira-dama
É improvável que a ex-primeira-dama aceite entrar na briga faltando apenas alguns meses para a eleição. Seu nome é querido pela base democrata, mas ela não demonstrou ainda interesse na disputa.
Estes são conhecidos somente em seus estados. Não tem projeção nacional nos EUA.
nessa eleição não tem páreo pro Laranjão !!
Trump presidente dos Estados Unidos !!
BOLSONARO 2026 presidente do Brasil