O Oscar 2022 premiou 14 filmes na cerimônia que ocorreu no domingo 27. O maior vencedor, com seis estatuetas, foi o longa-metragem Duna, disponível na HBO Max. Já o filme King Richard: Criando Campeãs premiou Will Smith como Melhor Ator — trata-se da primeira vez que Smith ganha o prêmio.
A estatueta de Melhor Filme ficou com No Ritmo do Coração, também premiado com o Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante, com Troy Kotsur. A atriz Jessica Chastain ganhou a premiação de Melhor Atriz pelo longa-metragem Os Olhos de Tammy Faye. Confira a baixo os vencedores:
Melhor Filme
Quem ganhou na categoria de Melhor Filme foi a superprodução No Ritmo do Coração. O longa conta a história de uma família de surdos, dona de um negócio de pesca nos EUA. Ruby, a única pessoa da família que escuta, ajuda os pais e os irmãos no dia a dia. A jovem entra no coral da escola, ganha destaque pela bela voz e luta para entrar na faculdade de música, enquanto ajuda a família.
No Ritmo do Coração também recebeu outras duas estatuetas: Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante, com a atuação de Troy Kotsur. O prêmio foi entregue aos produtores pelas cantoras Lady Gaga e Liza Minnelli.
Relacionadas
Melhor Ator
Will Smith ganhou a categoria de Melhor Ator do Ano pela atuação em King Richard: Criando Campeãs. Essa foi a primeira vez que o ator levou uma estatueta para casa, sendo indicado desde 2007. O longa King Richard: Criando Campeãs é inspirado na história de Richard Williams, pai das famosas jogadoras de tênis Serena e Venus Williams. Com o objetivo de fazer as filhas campeãs de tênis, Richard vai fazer de tudo para levá-las das ruas da cidade de Compton para o mundo.
Melhor Atriz
A artista Jessica Chastain levou o prêmio de Melhor Atriz do Ano pela atuação em Os Olhos de Tammy Faye. O filme conta a história da ascensão e da queda da apresentadora Tammy Faye Bakker e de seu marido, Jim Bakker, nas décadas de 1970 e 1940. O casal criou a maior rede de radiofusão religiosa do mundo, alcançando respeito pela mensagem que eles pregavam. No entanto, alguns escândalos envolvendo os dois e a rivalidade com outras pessoas fazem com que o império do casal praticamente desmorone.
Outras categorias
- Melhor Direção: Jane Campion — no filme Ataque dos Cães;
- Melhor Atriz Coadjuvante: Ariana DeBose — no longa Amor, Sublime Amor;
- Melhor Roteiro Original: Belfast;
- Melhor Animação: Encanto;
- Melhor Documentário: Summer of Soul (…ou Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada);
- Melhor Filme Internacional: Drive My Car — Japão;
- Melhor Fotografia: Duna;
- Melhor Figurino: Cruella ;
- Melhor Edição: Duna;
- Melhor Maquiagem: Os Olhos de Tammy Faye;
- Melhor Trilha Sonora: Duna;
- Melhor Canção Original: No Time to Die, Billie Eilish — do filme 007 – Sem Tempo Para Morrer;
- Melhor Som: Duna;
- Melhor Design de Produção: Duna;
- Melhor Efeitos Visuais: Duna;
- Melhor Curta-Metragem: The Long Goodbye;
- Melhor Curta-Metragem de Animação: The Windshield Wiper;
- Oscar Favorito dos Fãs: Army Of The Dead: Invasão em Las Vegas.
Oscar e Hollywood o lixo no CINEMA. #Enojado