Nesta segunda-feira 16, o jornalista Oswaldo Eustáquio protocolou uma série de denúncias contra o Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil na Corte Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH), com sede na Costa Rica.
Leia também: “Oswaldo Eustáquio denuncia caso Daniel Silveira à Corte Interamericana”
“À Corte internacional, eu mostro provas incontestáveis que fiquei preso por 381 dias”, disse o jornalista a Oeste. “Foram três prisões. Na terceira prisão, fui espancado e torturado, e hoje estou sobre uma cadeira de rodas porque houve um abuso de poder. Esse abuso de poder fica confirmado quando a Procuradoria-Geral da República manda arquivar o inquérito 4.828 [dos atos antidemocráticos], único do qual eu fazia parte. Ou seja: hoje eu sou um homem totalmente inocente que ficou um ano na prisão e saí sobre uma cadeira de rodas. Então, sou a prova viva do abuso de autoridade da Suprema Corte brasileira.”
Eustáquio fez as denúncias à CIDH e à imprensa local. De acordo com sua fala, a prisão dele, bem como a do deputado Daniel Silveira e a de Roberto Jefferson, presidente do PTB, demonstram que alguns membros do STF representam um perigo à democracia brasileira.
Em medida cautelar dirigida ao órgão internacional, o jornalista solicitou o indiciamento do ministro Alexandre de Moraes. Ele ainda requer que o Estado brasileiro o receba no Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos em razão de ameaças de morte que vem recebendo.
Será que podemos esperar algo da Corte Interamericana? Tenho dúvidas.
Parabéns Eustáquio pela sua coragem e determinação.Eu nunca entendi o porquê você preso e com andar da carruagem ficou claro que o motivo por ser apoiador de Bolsonaro… Espero sinceramente que sua dor seja reparado…se é que isso é possível…nunca imaginei viver pra ver tanta injustiça por quem deveria puni lá. Que Deus te abençoe e te proteja. Desistir jamais
eu rogo a Deus que se faça justiça! e lanço mil imprecações a estes togados e esquerdalhas!
Oremos para que a CIDH seja um orgao serio e se interesse em investigar e ajudar nesse justo pleito.
PARABÉNS AO JORNALISTA!!!
Corretíssimo! Eu acredito que roupa suja se lava em casa, mas nesses casos que envovlem o STF, não há a quem recorrer. Não existe possibilidade de justiça para esses casos aqui no Brasil. Em particular, o caso do jornalista é gritante.
A carmen lucia disse que o cala boca já morreu. Só se for para os mimizentos do stf.
o xandi disse que quem não quer ser candidato que não seja político. Ele e barroso são os que mais estão fazendo politicagens absurdas. Verdadeiras inconstitucionalidades.
A maior quantidade de fake News é o barroso, xandi, cvi que estão fazendo.
Depois de mãe da CPI já temos outra fofoqueira no STF. A Carmen Lúcia acha normal jornalistas escreverem que desejam a morte do presidente e que alguém deveria tomar uma “providência”. Se isto não é crime e antidemocrático com incentivo a violência, não sei mais o que seria. O Bolsonaro deveria processar os jornalistas e pedir a opinião da Carmen Lúcia sobre a diferença entre criticar urnas eletrônicas e ameaçar de morte por escrito num jornal de grande circulação.