Na Grécia, um rebanho de ovelhas invadiu uma estufa e devorou 272 quilogramas (kg) de maconha.
O incidente ocorreu perto da cidade de Almyros, na Tessália. A maconha seria destinada ao uso medicinal, conforme divulgado pelo jornal norte-americano New York Times nesta segunda-feira, 25.
O que fez as ovelhas consumirem tanta maconha
O rebanho de ovelhas procurava refúgio devido às inundações provocadas pela tempestade Daniel, que deixou 15 pessoas mortas no país.
Chamada de “catástrofe bíblica”, a tempestade atingiu partes do Mediterrâneo central e oriental, e causou inundações extremas também na Líbia e Bulgária, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial.
O pastor das ovelhas disse que, depois do consumo de maconha, elas se comportaram de “maneira estranha” e “pularam mais alto que as cabras”. O proprietário da estufa de maconha medicinal ficou pasmo com o incidente.
Leia também
“Não sei se é para rir ou chorar”, disse o proprietário. “Enfrentamos o calor, perdemos muita produção. Enfrentamos as inundações, perdemos mais. E o pior: depois de tudo isso, um rebanho de ovelhas entrou nas instalações e começou a comer o que restava”, disse o homem ao jornal grego TheNewspaper.gr.
A Grécia legalizou o uso de maconha medicinal em 2017. A primeira colheita de Cannabis medicinal no país ocorreu este ano. Por lá, a maconha medicinal tem apresentado grandes oportunidades econômicas, de acordo com a revista norte-americana Newsweek.
As empresas estão fazendo investimentos substanciais na maconha grega. Os funcionários do governo também estão interessados em colher os benefícios econômicos dos investimentos, implementando regulações para o cultivo, processamento e exportação da maconha medicinal.
Leia também
As ovelhas da Grécia não são os primeiros animais a consumir maconha que se tem registro. No ano passado, cientistas fizeram um estudo alimentando vacas leiteiras com cânhamo industrial para ver o que acontecia.
Os resultados foram publicados na revista Nature Food: as vacas sofreram diversas alterações físicas e comportamentais, como aumento do bocejo, salivação e movimentos instáveis.
Enquanto isso, o envenenamento de cães por consumo de maconha está aumentando, especialmente nos Estados Unidos. A Sociedade Americana para Prevenção da Crueldade contra Animais registrou aumento de 11% dos casos no ano passado, e aumento de 300% nos últimos cinco anos.
Já tem maluco querendo comer a carne dessas ovelhas. Se os produtores diversificarem nessa linha poderia ser chamado de economia verde?