O Parlamento da Tailândia aprovou, nesta quarta-feira, 27, um projeto de lei que fundamenta a legalização da união entre pessoas do mesmo sexo. A proposta foi aprovada por 400 dos 415 legisladores presentes.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
O texto ainda requer a aprovação do Senado e, posteriormente, o endosso do rei Maha Vajiralongkorn. Caso a lei seja aprovada, a Tailândia será o terceiro território da Ásia a legalizar a união entre casais do mesmo sexo. Antes, Taiwan e Nepal aprovaram regras similares.
Leia também: “Homem filma as primeiras ondas de tsunami na Tailândia; veja o vídeo”
“Por causa de todos, de todos os setores, a nossa lei de casamento igualitário chegou até aqui”, afirmou Danuphorn Punnakanta, presidente da comissão parlamentar do projeto de lei, em postagem no Twitter/X.
Além disso, o projeto de lei concede ao casal homossexual todos os direitos de uma união, como o abrigo do código civil e comercial da Tailândia. Isso inclui temas como herança e adoção de filhos.
O texto que aprova união entre casais do mesmo sexo na Tailândia demorou mais de uma década para ser concluído
O texto demorou mais de uma década para ser concluído. Em 2020, o Tribunal Constitucional da Tailândia recomendou que a lei do casamento do país fosse estendida. O objetivo foi garantir esse direito a casais do mesmo sexo. O projeto era discutido desde o mês de dezembro de 2023 por uma comissão parlamentar.
Leia mais: “Uganda sanciona lei que prevê pena de morte para homossexuais”
Na Tailândia, os “progressistas” coexistem na sociedade junto com valores budistas tradicionais e conservadores. Nos últimos anos, o país tornou-se um lugar procurado por casais do mesmo sexo. Os tailandeses realizam campanhas turísticas direcionadas a essas comunidades.
Leia também: “Grécia aprova casamento e adoção por pessoas do mesmo sexo”
A Oeste só replica notícias de outras fontes e, pedem para estagiários escreverem por eles.
Não sei como tem a coragem de pedir assinatura de 10 anos se estamos lendo UOL, Folha de São Paulo, Globo, Carta Capital e Estadão.
Tem algumas que são copiadas e coladas, principalmente aquelas vindas de Portugal que, nem se dão conta que são escritas de forma diferente do Português do Brasil.
União de casais do mesmo sexo? Então serão quatro pessoas envolvidas em uma união? Isso não é casamento, e orgia sexual…