O Parlamento Europeu aprovou nesta quarta-feira, 28, por ampla maioria, o acordo que ratifica a relação comercial entre a União Europeia e o Reino Unido pós-Brexit. O pacto foi apoiado por 660 parlamentares, com apenas cinco votos contrários e 32 abstenções. Trata-se do ponto-final no processo de saída dos britânicos do bloco, iniciado em 2016.
O acordo havia sido firmado em dezembro do ano passado e já estava em vigor, ainda que de forma provisória, em 1º de janeiro deste ano. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, saudou a decisão do Parlamento Europeu como “o último passo de uma longa viagem”. Ele afirmou ainda que “agora é o momento de olhar para a frente, em direção ao futuro”.
Leia mais: “Brexit: Reino Unido deixa em definitivo a União Europeia”
O secretário do governo britânico para as Relações com a União Europeia, David Frost, disse que as duas partes podem, a partir de agora, “iniciar um novo capítulo, juntos, como europeus, caracterizado pela cooperação amistosa entre soberanos em pé de igualdade”.
Leia também: “Parlamento do Reino Unido apoia acordo pós-Brexit”
Parabéns aos comandantes do Reino Unido por não aceitarem o globalismo que a União Europeia impôs as demais países europeus participantes.