Parlamento Europeu recomenda entrada da Ucrânia na UE

O país resiste à invasão russa há seis dias
-Publicidade-
Bandeira da Ucrânia hasteada em frente ao Parlamento Europeu
Bandeira da Ucrânia hasteada em frente ao Parlamento Europeu | Foto: Reprodução/Twitter

O Parlamento da União Europeia (UE) aprovou nesta terça-feira, 1º, uma resolução que recomenda a entrada da Ucrânia na UE. “Apelamos às instituições da UE para que trabalhem no sentido de conceder à Ucrânia o estatuto de candidato à União Europeia”, informa trecho do documento.

A presidente do Parlamento, Roberta Metsola, disse hoje que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, sempre “terá um aliado” na Casa. Também Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, fez votos positivos e afirmou que a Ucrânia “está cada vez mais perto de entrar para a UE”.

“Ninguém pode duvidar que um povo que defende tão corajosamente os nossos valores europeus pertence à nossa família europeia”, declarou Ursula. Entre os trâmites para adesão do país, a recomendação do Parlamento menciona a integração da Ucrânia no mercado único da UE, ainda a ser definida.

-Publicidade-

Pedido para entrada da Ucrânia na UE

Zelensky fez o pedido para a entrada da Ucrânia na UE na segunda-feira 28. O movimento ocorreu em meio à resistência contra a invasão russa ao país, que teve início em 24 de fevereiro.

As tropas russas cercam Kiev, capital ucraniana, desde 25 de fevereiro. O presidente se mantém no país mesmo depois do conselho norte-americano para se abrigar no estrangeiro. Em resposta, ele disse que não precisava de “carona”, mas, sim, de armas.

Leia também: “A Ucrânia balança o mundo”, reportagem publicada na Edição 101 da Revista Oeste

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.