A Colômbia inicia, nesta quinta-feira, 2, o processo oficial de transição de governo com a primeira reunião entre representantes do presidente eleito, Abelardo de la Espriella, e do presidente atual, Gustavo Petro.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Receba nossas atualizações
O encontro, que começou às 10h de Bogotá (12h de Brasília) na Casa de Nariño, contará com a presença do vice-presidente eleito, José Manuel Restrepo, e do ministro da Fazenda, Germán Ávila. Ambos coordenam a transição indicados pelas lideranças de direita e esquerda.
O início da transição de governo na Colômbia

José Manuel Restrepo defendeu a ideia de que todas as reuniões futuras sejam gravadas e transmitidas. “Para que qualquer cidadão possa participar”, afirmou o vice-presidente eleito, conforme publicou o jornal El Tiempo. “Na visão de Abelardo de la Espriella, todas as reuniões devem ser públicas. Caso contrário, eu mesmo as tornarei públicas.”
A Presidência colombiana ainda não respondeu ao pedido. Recentemente, representantes de Espriella e Petro divergiram, já que o presidente eleito sugeriu uma auditoria em contratos e obras públicas. O fato gerou resistência do atual governo.
Leia também: “A Colômbia e o papelão da mídia”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 328 da Revista Oeste
A equipe de Espriella apelidou o processo de transição de “Arca de Noé”. A justificativa é que o novo presidente vai enfrentar grandes desafios a partir de 7 de agosto, quando assume o cargo. Em junho, ele venceu o senador Iván Cepeda, candidato que recebeu o apoio de Petro, por menos de 1 ponto porcentual no segundo turno.
Leia mais: “O avanço da direita na América do Sul”, reportagem de Erich Mafra publicada na Edição 328 da Revista Oeste
Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.