publicidade
Mundo

Colômbia inicia transição entre Espriella e Petro com transparência e tensão

Primeira reunião entre representantes do presidente eleito e do chefe atual do governo ocorre nesta quinta-feira, 2

Abelardo de la Espriella, eleito presidente da Colômbia | Foto: REUTERS/Jair Coll
Abelardo de la Espriella, eleito presidente da Colômbia | Foto: Reuters/Jair Coll

A Colômbia inicia, nesta quinta-feira, 2, o processo oficial de transição de governo com a primeira reunião entre representantes do presidente eleito, Abelardo de la Espriella, e do presidente atual, Gustavo Petro.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Receba nossas atualizações

O encontro, que começou às 10h de Bogotá (12h de Brasília) na Casa de Nariño, contará com a presença do vice-presidente eleito, José Manuel Restrepo, e do ministro da Fazenda, Germán Ávila. Ambos coordenam a transição indicados pelas lideranças de direita e esquerda.

O início da transição de governo na Colômbia

violência colômbia
Bandeira da Colômbia | Foto: Carlos Lopez/Pixabay

José Manuel Restrepo defendeu a ideia de que todas as reuniões futuras sejam gravadas e transmitidas. “Para que qualquer cidadão possa participar”, afirmou o vice-presidente eleito, conforme publicou o jornal El Tiempo. “Na visão de Abelardo de la Espriella, todas as reuniões devem ser públicas. Caso contrário, eu mesmo as tornarei públicas.”

A Presidência colombiana ainda não respondeu ao pedido. Recentemente, representantes de Espriella e Petro divergiram, já que o presidente eleito sugeriu uma auditoria em contratos e obras públicas. O fato gerou resistência do atual governo.

Leia também: “A Colômbia e o papelão da mídia”, artigo de Guilherme Fiuza publicado na Edição 328 da Revista Oeste

A equipe de Espriella apelidou o processo de transição de “Arca de Noé”. A justificativa é que o novo presidente vai enfrentar grandes desafios a partir de 7 de agosto, quando assume o cargo. Em junho, ele venceu o senador Iván Cepeda, candidato que recebeu o apoio de Petro, por menos de 1 ponto porcentual no segundo turno.

Leia mais: “O avanço da direita na América do Sul”, reportagem de Erich Mafra publicada na Edição 328 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade