Os empresários da China “devem atender às necessidades do partido”
O presidente da China e consequentemente secretário-geral do Partido Comunista do país, Xi Jinping, anunciou, na última semana, medida que afeta o dia a dia de empresas privadas em solo chinês. De acordo com o site Axios, o regime aumentará a “liderança sobre as corporações privadas”.
Leia mais: “Como as democracias morrem”
Além disso, os empresários da China “devem atender às necessidades do partido”. Dessa forma, o Partido Comunista começa a pôr em prática o que foi discutido durante evento realizado na última semana. Na ocasião, divulgou-se documento em que se defendiam “laços mais estreitos” entre as empresas particulares e o governo local.
“O novo memorando adiciona um forte elemento político, sugerindo que algumas empresas podem agora ser obrigadas a auxiliar nas atividades e objetivos políticos — embora os detalhes ainda não estejam claros”, observa a equipe do Axios, que pontua, por fim, as seguintes ações relacionadas ao controle do Partido Comunista da China sobre empresas privadas:
→ O partido obriga as companhias a agir conforme as orientações diplomáticas e de política externa de Pequim;
→ O partido afeta empresas de outros países. Foi, por exemplo, o caso da tcheca Klaviry Petrof. Fabricante de pianos, a marca teve cancelado um pedido de quase US$ 24 milhões feito por uma empresa chinesa. O cancelamento ocorreu após um representante do governo da República Tcheca visitar Taiwan;
→ Coincidentemente (ou não), empresas chinesas têm retirado anúncios de agências de notícias internacionais que publicam informações que desagradam ao governo de Pequim.
Fazem a única coisa que sabem fazer: explorar, extorquir, chantagear quem produz em prol de uma classe detentora do poder!
E ainda tem faccoes que insistem neste modelo pot aqui.!
Penso que seja necessário que os mega empresários brasileiros tenham estratégia, não de sobrevivência mas de manutenção do domínio em suas parcerias de exportação! Nossos empresário têem de ser sempre o sócio MAJORITÁRIO. Isso não é só pensar Brasil mas sim ser inteligentes.