O Pentágono informou, na sexta-feira 24, que o Departamento de Estado dos EUA aprovou uma possível venda de helicópteros Black Hawk, além de equipamentos relacionados, ao Brasil por um valor estimado em US$ 950 milhões (R$ 4,9 bi). As informações são da agência de notícias Reuters.
Os principais fornecedores seriam a Lockheed Martin e a Sikorsky. De acordo com o portal G1, a Força Aérea Brasileira já possui helicópteros do mesmo modelo, que estão sendo usados, por exemplo, nas fortes enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.
+ Leia mais sobre Mundo em Oeste
Em abril deste ano, um Black Hawk foi usado para destruir motores de garimpeiros que estavam na terra indígena ianomâmi. O veículo aparece no filme Falcão Negro em Perigo (2001).
De acordo com a fabricante, o helicóptero tem diversas funções, sendo usado pelas forças armadas dos EUA e de outros 34 países. Existem mais de 4 mil Black Hawk, sendo a maioria, mais de 2,1 mil, do Exército dos EUA.
+ Haiti: casal de missionários é morto por gangue
A empresa alega ainda que o helicóptero é usado para entrar e sair de zonas de combate, a fim de levar tropas, resgatá-las ou atuar como bombeiro aéreo e patrulheiro de fronteiras, além de outros usos.
Um modelo novo foi desenvolvido para ser um helicóptero armado, dar apoio a tropas no chão ou servir como escolta. Se trata de uma aeronave que pode voar mais alto do que as anteriores.
+ Israel encontra corpos de reféns que estavam em túnel em Gaza
Gasto inútil para inúteis.
São helicópteros já ultrapassados e já fora de serviço. Então, para não ir para o depósito de sucatas, eles vendem essas pocarias para esses otários. Pensando bem, poderiam destinar um desses para a comitiva presidencial; agora me lembrando do caso do Irã. Seria uma ótima idéia.