A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, confirmou nesta segunda-feira, 7, que uma delegação norte-americana viajou no fim de semana à Venezuela para manter conversas com o governo do ditador Nicolás Maduro, em especial sobre a questão energética.
O movimento ocorre no contexto em que o governo do democrata Joe Biden busca formas de reduzir as importações de petróleo russo em meio à invasão da Rússia ao território ucraniano. A Venezuela tem a maior reserva de petróleo do mundo, mas vive uma grave crise econômica e humanitária.
Relacionadas
“O propósito da viagem que realizaram os funcionários do governo foi discutir uma variedade de temas que incluem certamente energia, segurança energética”, declarou a secretária de imprensa da Casa Branca.
Desde 2019, os Estados Unidos reconhecem o líder opositor Juan Guaidó como o líder legítimo do país e impôs uma série de sanções na tentativa de forçar a saída de Maduro. As medidas incluem um embargo que impede a Venezuela de negociar o seu petróleo – que representava 96% das receitas do país – no mercado norte-americano.
Maduro tem recebido apoio da Rússia para continuar exportando petróleo apesar das medidas punitivas de Washington. Segundo o jornal The New York Times, a visita a Caracas responderia ao interesse norte-americano de poder substituir parte do petróleo que compra atualmente da Rússia com o que deixara de comprar da Venezuela.
Além da questão energética, Jen Psaki afirmou que o governo do presidente Joe Biden quer se certificar de que os cidadãos venezuelanos estão bem.
Esse cara está matando a nossa presidenta de inveja, é trapalhada em cima da outra.
Com base na demonização de Putin, os EUA querem um falso acordo com o governo Maduro para minar o relacionamento com os russos.
Ele quer que maduro endureça com o povo venezuelano, pois sem dinheiro já massacra, imaginem com os bolsos cheios, esse presidente é um imbecil.
O cão volta ao vômito.
Tudo pela democracia, liberdade e autodeterminação dos povos. E há quem acredite.
USA dará dinheiro ao ditador Maduro e colocará fogo na América Latina. Aguardem!
“Além da questão energética, Jen Psaki afirmou que o governo do presidente Joe Biden quer se certificar de que os cidadãos venezuelanos estão bem.”
Tá serto, nois acredita.
João bidê sempre preocupado com as pessoas…. Um humanista….
Poderia ter pelo menos vergonha. O que será que o bidê vai oferecer em troca para o Maduro? Vai ficar mais vergonhoso ainda se os venezuelanos não aceitarem o acordo
Este biden é um bosta !!!!
Tenho desconfiança de que o biden é uma gazela saltitante igual um certo senador do Brasil e procura novas aventuras com o maDURO .
É um mundo de hopocritas! “Se certificar se os venezuelanos estão bem” só pode ser brincadeira…..
Hipocritas