Pfizer anuncia testes de terceira dose em crianças de 6 meses a 5 anos

Empresa informou que duas aplicações não são suficientes
-Publicidade-
Caso o experimento dê certo, a Pfizer garantiu que vai acionar a "Anvisa" dos EUA
Caso o experimento dê certo, a Pfizer garantiu que vai acionar a "Anvisa" dos EUA | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Pfizer anunciou que vai alterar o estudo clínico que avalia a segurança, a tolerabilidade e a imunogenicidade de sua vacina contra a covid-19 para crianças entre 6 meses e 5 anos. O comunicado veio a público na sexta-feira 17.

Depois de uma revisão de rotina realizada pelo Comitê de Monitoramento de Dados (DMC, na sigla em inglês), será incluída a avaliação de uma terceira dose de 3 miligramas (mg), pelo menos dois meses após a segunda aplicação.

-Publicidade-

Isso porque testes clínicos de fase 1, 2 e 3 revelarem que, em crianças entre dois e quatro anos, a resposta imune gerada pelo produto foi mais fraca do que o esperado, conforme o laboratório estrangeiro.

“A decisão de avaliar (…) reflete o compromisso das empresas em selecionar cuidadosamente a dose certa para maximizar o perfil de risco- benefício”, informou a empresa.

Testes

Ao todo, participaram dos testes clínicos iniciais cerca de 4,5 mil crianças com idade de 6 meses a 12 anos de diversos países. Com exceção da faixa etária entre dois e cinco anos, a vacina de dosagem baixa (3 mg) foi capaz de ativar a resposta imune pretendida pela farmacêutica.

Os novos testes clínicos da terceira dose devem começar em janeiro e terão como objetivo avaliar a segurança, a tolerância e a capacidade do imunizante gerar proteção contra a covid-19. A terceira dose será administrada ao menos dois meses depois de completado o esquema vacinal.

Caso o experimento dê certo, a Pfizer garantiu que vai acionar a “Anvisa” dos EUA.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.