A Pfizer e a BioNtech anunciaram nesta terça-feira, 25, o início de testes clínicos para vacina contra a covid-19 específica contra a variante Ômicron.
Os estudos vão verificar segurança, tolerabilidade e imunogenicidade do imunizante em adultos saudáveis entre 18 e 55 anos. A farmacêutica vai utilizar 1,4 mil voluntários, divididos em grupos.
O primeiro grupo vai reunir pessoas que tomaram as doses da Pfizer. Elas vão receber uma ou duas doses do imunizante específico contra a Ômicron.
O segundo grupo vai contar com aqueles que foram vacinados com três doses do imunizante da farmacêutica. Elas receberão mais uma dose do imunizante em desenvolvimento.
O último grupo será de pessoas não vacinadas, que vão receber três doses da vacina contra a nova variante.
As empresas reforçaram em comunicado à imprensa que a atualização da vacina não significa que o produto que está sendo usado atualmente não seja eficaz contra qualquer uma das variantes.
“Os dados clínicos e reais continuam a encontrar pessoas vacinadas, particularmente aquelas que receberam um reforço, que mantém um alto nível de proteção contra a Ômicron”, informou.
A Pfizer e a BioNtech já anunciaram anteriormente que esperam produzir 4 bilhões de doses da vacina em 2022, e essa capacidade não deverá mudar “se uma vacina adaptada for necessária”, indicou o comunicado.
Putz!!! Lá vem mais uma vacina… a cada três meses teremos que ser vacinados???
É no mínimo estranho, se não existe vacinas para omicron, então porque obrigar as pessoas a tomarem a 3 ou 4 dose desse lixo? Inclusive para as crianças essa da Pfizer!! Dose agora se for de wisky! 😜😜😜😜
Mais veneno de mRNA? No, thanks.