A farmacêutica norte-americana Pfizer está recolhendo alguns lotes de medicamentos do mercado por causa da presença elevada de uma “impureza cancerígena”. O anúncio foi feito na segunda-feira 21. Os remédios Accuretic e duas versões genéricas dele são utilizados no tratamento de hipertensão.
A farmacêutica informou ter detectado nitrosamina — substância que se forma quando as proteínas da comida reagem com os sais de nitrito no estômago — acima do nível de ingestão aceitável em lotes dos medicamentos.
No comunicado, a farmacêutica informou também que, embora a ingestão de nitrosamina a longo prazo e acima dos níveis aceitáveis possa estar associada a um potencial aumento do risco de câncer, não há risco imediato para os pacientes que tomam esse medicamento.
Ao todo, serão recolhidos seis lotes de comprimidos da Accuretic, um lote de comprimidos de quinapril e hidroclorotiazida e quatro lotes de comprimidos de cloridrato de quinapril/hidroclorotiazida.
Os lotes foram distribuídos para os Estados Unidos e Porto Rico, entre novembro de 2019 e março de 2022. Segundo a Pfizer, não há até o momento relatos de efeitos adversos provocados pela ingestão dos comprimidos recolhidos.
Os destinatários diretos que receberam os lotes contaminados foram notificados por carta para providenciarem a devolução dos medicamentos.
A empresa também recomendou aos usuários consultarem um médico para verificar se consumiram os comprimidos contaminados.
Aqui no Brasil teve recolhimento da losartana cancerígena… viva a $ien$ia!!