O ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Błaszczak, comunicou que seu país enviou um comboio repleto de armamentos para a Ucrânia. Segundo o militar, o carregamento chegou ao destino. “Apoiamos os ucranianos e nos opomos firmemente à agressão russa”, declarou Błaszczak, no Twitter, na sexta-feira 25.
Blaszczak, contudo, não informou o tipo nem a quantidade de material enviado. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu a ajuda “concreta e eficaz em um momento tão difícil”. Zelensky disse ainda ter conversado com o chefe do Executivo da Polônia, a quem chamou “amigo de verdade”.
Além do auxílio, o conselho de ministros da Polônia se reuniu ontem para definir um pacote de sanções contra a Rússia. As autoridades polonesas também anunciaram o fechamento do espaço aéreo do país para companhias de avião russas. Vizinha da Ucrânia, a Polônia estuda ainda receber refugiados.
Ucrânia sinaliza que não vai se render
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, divulgou um vídeo na manhã deste sábado, 26, para reafirmar sua intenção de resistir à ofensiva russa. O material foi publicado depois de os soldados ucranianos repelirem os ataques do Exército de Moscou. Conforme noticiou Oeste, os russos avançaram sobre a base militar de Kiev e atacaram uma geradora de eletricidade. Cerca de 50 explosões foram registradas nas principais artérias do país.
Bravo!
Quem já sofreu com esses porcos comunistas em seu país que sabe. Parabéns ao grande povo da Polônia!!
Esses polacos que se cuidem. O Czar Vlad está sedento de sangue e fazendo ameaças para qualquer país do planeta. Tradicionalmente a Polónia sempre foi vítima, ora da Alemanha, ora da Rússia ao longo da história.
Se a Rússia tomar a Ucrânia eles podem ser os próximos, sabem disso e conhecem bem as consequências, por isso estão ajudando. Os outros países que fazem fronteira com a Ucrânia deviam fazer o mesmo e repelir de vez os russos antes que seja tarde, assim como os covardes europeus e norte-americanos que incitaram essa guerra e agora se esconderam debaixo do tapete deviam fazer o mesmo. O Putin é uma máquina da morte, sem alma, que foi ligada e provavelmente agora não vai parar.
Parabéns, Polônia. Faz o que a Europa ocidental e os EUA não fazem por covardia e pusilanimidade.