O secretário de Estado dos EUA afirmou que um governo de transição é primordial para a realização de eleições livres na Venezuela
“O caminho para que a Venezuela saia da crise é um governo de transição com o objetivo de realizar eleições justas”, afirmou o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.
O secretário do governo de Donald Trump fez questão de destacar que os EUA reconhecem inegavelmente o presidente da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, como o líder legítimo da Venezuela. Mais de 50 países, inclusive o Brasil, reconhecem Guaidó.
Veja também: “China precisa parar de roubar propriedade intelectual, diz Mike Pompeo”
Ele também afirmou que esse governo de transição deve contar primordialmente com grande apoio dos venezuelanos e que deve garantir eleições livres e justas, informa o jornal da Venezuela El Nacional.
A fala de Pompeo aconteceu após especulações de que Donald Trump retiraria o apoio a Guaidó e se reuniria com o ditador Nícolas Maduro. Trump afirmou que só se reuniria com Maduro para negociar a saída do poder do ditador da Venezuela.
Um regime com vínculos terroristas
O coordenador de Estratégia Antiterrorismo do Departamento de Estado, embaixador Nathan A. Sales, denunciou que o regime de Maduro transformou a Venezuela em um local seguro para o terrorismo. Ele afirmou que qualquer cooperação entre o Irã e um país no ocidente é vista inegavelmente com preocupação.
Em uma entrevista, Sales indicou que organizações como as Farc, ELN e o Hezbollah estão atuando no país. Ele ainda falou sobre como não surpreendentemente Maduro destruiu a economia e a democracia da Venezuela, que já foi o país mais rico do continente.
“Venezuela deveria ser uma parte vibrante da nossa comunidade hemisférica, como foi em um passado que não é tão distante. isso é realmente um testemunho do mal que, primeiro Chávez e agora Nicolás Madura, fizeram na governança e na economia venezuelana. A nossa posição é muito clara, Nicolás Maduro deve sair do poder. A vontade do povo venezuelano deve ser respeitada. A democracia e o livre mercado devem ser restaurados”, afirmou o embaixador Nathan A. Sales.
A Democracia e o Livre Mercado no Brasil devem ser mantidos, para que não aconteça conosco o DESASTRE que ocorreu na Venezuela, com a destruição de sua economia pela DITADURA de Chaves e Maduro.