O Estado de Vitória fechou a divisa com Nova Gales do Sul; novo surto do coronavírus preocupa as autoridades da Austrália
A partir da meia noite desta terça-feira, 7, os moradores da cidade de Melbourne, capital do Estado australiano de Vitória, deverão permanecer confinados por pelo menos quinze dias.
As autoridades sanitárias do país pediram ao governo local para tomar essa decisão por causa de um aumento exponencial dos casos. Com quase cinco milhões de habitantes, Melbourne possui a segunda mais populosa região metropolitana da Austrália.
Veja também: “Austrália começa a retomada com pandemia sob controle”
Pela primeira vez em mais de 100 anos, uma divisa australiana será fechada. Para evitar o avanço do coronavírus para o norte, a divisa entre o Estado de Vitória e de Nova Gales do Sul, onde está a maior cidade do país, Sydney, ficará virtualmente intransponível.
Como informa a televisão australiana Sky News, só poderão cruzar a divisa aqueles que moram na proximidade e trabalham em outro Estado.
Como era de se esperar, essa medida polêmica está causando muitas críticas, inclusive de aliados do governo do primeiro-ministro Scott Morrison. Ele comanda a coalizão de centro-direita que governa o país.
O senador Bridget McKenzie afirmou que o fechamento da divisa causou certamente “raiva e confusão”. Ele acredita que a decisão foi exagerada e que o governo deveria fechar apenas Melbourne, o foco da doença, e deixar as cidades pequenas de fora.
As cidades de Albury e Wodonga, que ficam em Estados diferentes e formam uma região metropolitana com quase 100 mil habitantes ficarão divididas.
Coronavírus na Austrália
Localizada na Oceania e com muitos voos ligando o país à China, a Austrália teve o seu primeiro caso de coronavírus confirmado no dia 25 de janeiro. Esse caso foi registrado na cidade de Melbourne.
Mais: “Austrália quer Taiwan na Organização Mundial da Saúde”
Assim como a Nova Zelândia, a Austrália foi considerado um caso de sucesso no combate à pandemia, com o governo central e os Estados trabalhando em parceria.
De acordo com os dados divulgados pelo governo australiano, o país conta com 8.755 casos confirmados do coronavírus e 106 mortos.
Grande Austrália! Admirável país