Questionamento foi trazido à tona no início de debate com Joe Biden
O primeiro debate entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump começou com pergunta relativa à Suprema Corte dos Estados Unidos. Na noite desta terça-feira, 29, os dois candidatos à Presidência norte-americana divergiram sobre a indicação da nova integrante do “STF” local.
Leia mais: “Diplomacia chinesa não está nada diplomática”
Com a palavra, Biden reclamou de, na condição de presidente da República que tenta a reeleição, Trump ter nomeado no último fim de semana a juíza católica e antiaborto Amy Coney Barrett para ocupar o lugar de Ruth Bader Ginsburg na Suprema Corte. De acordo com o democrata, o ideal seria esperar o eleitorado ir às urnas no início de novembro para somente depois fazer a indicação — que ainda terá de ser aprovada pelo Senado dos EUA.
Trump citou que a indicação para o mais alto grau do Poder Judiciário norte-americano é prerrogativa do presidente da República. E que, com a cadeira vaga, coube a ele fazer tal indicação. Afinal, ele lembrou que foi “eleito para um mandato de quatro anos”. Mandato que ainda está em vigor, enfatizou.
O debate entre presidenciáveis dos Estados Unidos seguirá com os seguintes temas:
- covid-19;
- economia;
- histórico dos dois candidatos;
- violência;
- integridade das eleições.