Imagine comprar um porta-aviões por 1 centavo de dólar. A Marinha dos Estados Unidos vendeu o USS Kitty Hawk exatamente por esse preço: US$ 0,01. O comprador ainda está rebocando a embarcação por toda a costa da América Latina para desmontá-lo no Texas. No trajeto, ele deve passar por Salvador, capital da Bahia.
O negócio ocorreu em 2021. A International Shipbreaking Limited, empresa compradora, explicou que var reciclar o navio “ao menor custo possível para o contribuinte dos EUA”.
A escolha do trajeto ocorreu em razão de a embarcação ser grande demais para passar pelo Canal do Panamá. São quase 330 metros de comprimento por cerca de 90 metros de largura. O peso chega a 60 mil toneladas.
Construído em 1960, o porta-aviões está aposentado do serviço militar desde 2009. A viagem para o destino final teve início em 15 de janeiro, em Seattle, costa Oeste dos EUA. Ele está sendo rebocado por outras embarcações. Além da cidade baiana, o itinerário inclui sete paradas de reabastecimento: Los Angeles (EUA), Manzanillo (México), Balboa (Panamá), Valparaíso (Chile), Punta Arenas (Chile), Montevidéu (Uruguai) e Porto de Espanha (Trinidad e Tobago). Até o Texas, serão navegados cerca de 30 mil quilômetros.
Com capacidade para abrigar 100 aeronaves, o USS Kitty Hawk chegou a ser o mais famoso superporta-aviões da Marinha dos EUA. O nome é uma homenagem à região no Estado da Carolina do Norte onde os irmãos Wright voaram pela primeira vez com o Flyer, em 1903.
excelente nota. Compartilho o link de “Velas Latinoamérica 2022”, saudações do Chile. https://youtu.be/wLDQbiiHvlw
Muito bonito o vídeo!
Alguém tem que avisar ao comandante da embarcação que tenha cuidado porque a Bahia é governada pelo PT.
xiii, é verdade! acho que ninguém avisou o cara…
Atenção comandante pela passagem por Salvador, Bahia.Este Estado,comandante,é desgovernado por um petralha e essa gente, como ninguém, conhece o mau hábito de se apoderar do público e também do privado .