O governo de Portugal ainda não irá reconhecer os certificados de vacinação contra a covid-19 emitidos pelo Brasil. Mesmo que os turistas brasileiros tenham recebido imunizantes aceitos pelo país europeu, terão de apresentar um teste negativo para o coronavírus. Conforme Oeste noticiou, Portugal tinha anunciado que aceitaria certificados de vacinação emitidos em países de fora da União Europeia para liberar a entrada de turistas.
No entanto, segundo o Ministério da Administração Interna português, a medida depende da reciprocidade, ou seja, os outros países também precisam reconhecer os certificados emitidos pelo governo português. E é exatamente esse o motivo pelo qual Portugal não quer aceitar o documento brasileiro. O embaixador Luís Faro Ramos informou que os dois países ainda não chegaram a um acordo. “Quando os certificados forem mutuamente reconhecidos, aí então deixará também de ser necessária a apresentação do teste”, disse.
Leia mais: “Premiê do Canadá vence eleição antecipada, mas seguirá governando sem maioria”
Se for só isso, então é apenas uma questão de reciprocidade. Então qual é o motivo de tanto alarde assim? Isso aí é perfeitamente normal de ambas as partes, o resto é só narrativas sem sentido.