Os certificados de vacinação e recuperação da covid-19 emitidos por outros países passaram a ser reconhecidos em Portugal. A CoronaVac, a segunda mais usada no Brasil, está fora desse rol de permissões. A autorização foi concedida no sábado 18. Com a medida, até 30 de setembro passa a ser permitida a entrada naquele país, “para efeitos de viagens não essenciais, sob reserva de confirmação de reciprocidade de cidadãos detentores de certificados.”
Em linhas gerais, a medida significa que deixa de ser obrigatória a apresentação de testes negativos apenas na chegada de turistas aos aeroportos portugueses. O Brasil e os Estados Unidos estão na lista, mas a autorização vale apenas para as vacinas reconhecidas pela Agência Europeia do Medicamento da União Europeia: Janssen, AstraZeneca, Moderna e Pfizer. No caso brasileiro, a CoronaVac não foi autorizada pelo órgão de controle sanitário europeu.
Leia também: “Precisamos falar sobre a CoronaVac”, reportagem publicada na Edição 67 da Revista Oeste
Coronavac??? Vacina boa, que nenhum país aceita….
Agora quero ver os brasileiros viajarem para outros países quem tomou a Coronavac vai pedir visto para o Doria .
Por que a imprensa silencia e não repercute o assunto? Por outro lado, via de regra são pessoas ricas que viajam e conseguem facilmente uma prova falta de qualquer vacina.
O Doria continua podendo, pois não tomou nenhuma dose de coronavac, certamente!