Bolsonaro vai participar da posse do novo presidente do Uruguai neste domingo, 1º de março
O secretário de Negociações Bilaterais e Regionais nas Américas, embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, disse que a posse do presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou, inaugura nova fase entre os dois países.
A declaração foi dada nesta sexta-feira, 28, durante uma coletiva de imprensa que detalhou a viagem do presidente Jair Bolsonaro ao Uruguai.
O presidente vai participar no domingo, 1º, da posse do novo presidente uruguaio.
Segundo o embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, os dois presidentes têm uma grande sintonia:
“Essa visita, além do caráter protocolar, tem um simbolismo que inaugura, inicia uma nova etapa da relação com o Uruguai. Ficou claro, com o contato dos presidentes e durante a visita do futuro chanceler a Brasília, uma grande sintonia. Não só na agenda bilateral, como na agenda regional”.
A expectativa, segundo o secretário, é que Lacalle Pou mude a postura internacional do Uruguai em temas políticos da América do Sul, como a crise da Venezuela.
“O elemento novo vai ser uma maior sintonia, uma maior possibilidade de trabalharmos juntos nos temas regionais. Já recebemos indicações que haverá mudanças de posições em relação a temas centrais para o Brasil na agenda regional, como Venezuela e Bolívia. Eu imagino que isso terá impacto na atuação do Uruguai na OEA (Organização dos Estados Americanos)”.
Uma das expectativas do Itamaraty é que o Uruguai reconheça Juan Guaidó como o presidente interino da Venezuela.
Ainda de acordo com Costa e Silva, Lacalle Pou deve visitar o Brasil no primeiro semestre de 2020.