O cenário eleitoral em Nova York passa por mudanças depois que o atual prefeito da cidade, Eric Adams, anunciou que não vai buscar a reeleição. Ele, que planejava disputar como candidato independente, optou por não apoiar nenhum nome na corrida e por seguir no cargo até o final do mandato, previsto para 1º de janeiro de 2026.
Only in America. Only in New York.
Thank you for making my story a reality. pic.twitter.com/efHuyBnITJ— Eric Adams (@ericadamsfornyc) September 28, 2025 Receba nossas atualizações
O comunicado ocorreu neste domingo, 28, por meio de um vídeo de quase nove minutos publicado na rede social X. Na gravação, Adams aparece sentado em uma escada ao lado de uma fotografia de sua mãe e reforça sua decisão de concluir a gestão sem se envolver nas campanhas dos demais concorrentes.
Polêmicas na gestão do prefeito de Nova York

Desde sua eleição, em 2021, Adams enfrentou desgastes públicos. Entre eles, um processo de corrupção, o qual a Justiça arquivou, e uma acusação de agressão sexual, em 2024, por uma ex-colega chamada Lorna Beach-Mathura. Em abril, ele já havia informado que não participaria das primárias do Partido Democrata.
Periodicamente, Adams também manifesta críticas ao deputado estadual democrata Zohran Mamdani, com argumentos de que o político “não tem experiência” e que suas propostas “não poderiam ser implementadas”. Tais declarações ocorreram via X.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
A eleição para a Prefeitura de Nova York deve ocorrer em 4 de novembro, conforme a agenda oficial da cidade. Mamdani, de 33 anos, desponta como favorito depois de vencer as primárias democratas em junho, quando obteve 43,5% dos votos. Ele superou o ex-governador Andrew Cuomo, que alcançou 36,4%.
Agora candidato independente, Cuomo tenta atrair eleitores moderados e conservadores descontentes com a linha progressista do partido. Identificado com uma ala mais à esquerda, Mamdani apresenta propostas como congelamento de aluguéis, gratuidade no transporte municipal por ônibus e criação de mercados públicos, financiadas por US$ 10 bilhões em novos impostos a grandes fortunas e empresas.
Leia também: “Um presente para o Hamas”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição 289 da Revista Oeste
Jovens e movimentos de base constituem a principal base de apoio do candidato. Enquanto isso, Cuomo lidera entre eleitores negros e judeus, segmentos em que Mamdani tem menor presença.






































Entre ou assine para enviar um comentário.
Você precisa de uma assinatura válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.