O primeiro-ministro iraquiano, Mustafa al-Kadhemi, saiu ileso de um ataque com drones carregados com explosivos, na noite de sábado 6, informou a agência de notícias Associated Press. O alvo era a casa do premiê, localizada na Zona Verde de Bagdá, o bairro de alta segurança da capital iraquiana
Segundo as autoridades, seis guarda-costas do premiê ficaram feridos na aparente tentativa de assassinato.
Fontes de segurança disseram que três drones foram usados no ataque, lançado perto da Ponte da República no rio Tigre, mas que dois foram abatidos antes de se aproximarem do alvo.
Kadhemi afirmou no Twitter que está bem e pediu “calma e controle por parte de todos, pelo bem do país”. Nenhum, grupo reivindicou a autoria do ataque até o momento.
O ataque ocorreu depois de violentos protestos contra os resultados das eleições legislativas de outubro. Vários partidos iraquianos consideram os resultados eleitorais oficiais fraudulentos.
Os Estados Unidos ofereceram ajuda na investigação deste ataque e estão em “estreito contato com as forças de segurança iraquianas encarregadas de defender a soberania e independência do Iraque”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ned Price.