Com mais de 98% dos votos contabilizados, a coalizão de direita Juntos por el Cambio obteve 40,2% dos votos nas primárias legislativas para deputados na Argentina. A aliança peronista Frente de Todos obteve 31,3%. Na eleição para o Senado, que ocorre apenas em algumas regiões do país, a diferença foi maior: 40,47% para os conservadores, contra 27,79% dos governistas.
Os resultados saíram no domingo 12, quando 34 milhões de pessoas foram às urnas nas primárias legislativas, responsáveis por definirem os candidatos que, em 14 de novembro, disputarão vagas no Congresso Nacional. Na cidade de Buenos Aires, a direita teve mais de 47,9% dos votos, com a liderança de Maria Eugênia Vidal. Os peronistas somaram 24,8%, com Leandro Santoro.
A oposição também ficou na dianteira em outras importantes províncias como Córdoba, Santa Fé e Mendoza. O pleito era tido como termômetro da popularidade do presidente do país, Alberto Fernández. O peronista se viu em meio ao escândalo Olivosgate, quando fotos vazadas o mostraram com a primeira-dama e amigos em uma festa durante o lockdown.
A insatisfação com a economia não ficou de fora. Hoje, a pobreza na Argentina alcança 42% da população, cerca de 20 milhões de pessoas. O desemprego é de 28,5%. A inflação chega a 48,8%. 73% das famílias de classe média têm algum tipo de dívida. As microempresas quebradas chegam a 41, 2 mil, além de entraves nas negociações com o Fundo Monetário Internacional.
Leia também: “Argentina: o eterno flerte com o suicídio”, reportagem publicada na Edição 68 da Revista Oeste
FORÇA ARGENTINA….O PERONISMO PROPAGA MENTIRAS HA 50 ANOS. AQUI O PT TENTA ATINGIR ESSA MARCA
Precisamos de mais milicias “de verde amarelo tá!!!” pra acabar com a Bandidagem das bandeirinhas vermelhas e suas foices que além de roubar o Brasil, lavaram as mentes de ervilha que foram criadas nesses anos de esquerdalhas; você foi pegar seu cacho de banana verde xará?
Não poderia ser diferente. Os hermanos estão vendo a besteira que fizeram ao eleger um comunista incompetente e imbecil (como todos, aliás).
A mesma coisa já pode ser prevista para os EUA, com mais de um ano de antecedência. Os idiotas que votaram no velho caquético (e pedófilo) já estão arrependidos. Ano que vem será um massacre (se não houver fraude novamente).
Brasil elegeu um miliciano presidente, que governa para uma orcrim familiar.
Já recebeu sua ração diária de pão com mortadela?
Muitos idiotas querem fazer no Brasil a mesma bobeira que os eleitores fizeram na pobre Argentina. Pura falta de noção, não aprender com os exemplos.
Será que nossos hermanos estão aprendendo??…
O Argentino tem nível de escolaridade superior ao nosso, não tem muito a aprender conosco, eles jamais elegeram um miliciano corrupto.
vai pra lá entao chinelão
a verdade sempre prevalece , um dia o povo acorda e a máscara da esquerda nefasta acaba caindo
Que os hermanos aprendam com os erros assim como o povo brasileiro está fazendo, aos poucos, mas está fazendo o dever de casa. Vamos em frente ❤️
Aí a milícia assume, ameaça matar quem discorda, e distribui miséria e pobreza.
a tal milícia deveria te fazer uma visita
Força argentinos!!!
Eu já espero que saiam do abismo em que se meteram. Sempre foram grandes parceiros comerciais do Brasil. Que fiquem no campo de futebol a rivalidade.
Que se explodam!
Vejam se agora corrijam a besteira que fizeram nas ultimas eleições para presidente, escolhendo alguém que esteja alinhado com os anseios populares e que tenha um projeto de soltar essas amarras peronistas que seguram o desenvolvimento de seu país e que não elejam um traste da categoria do Macri que não presta nem para presidente de clube de futebol.
Pensei q seria maior os votos contra o governo.