publicidade
Mundo

Presidente da Colômbia demite 3 ministros

É a primeira grande crise no gabinete do esquerdista Gustavo Petro

Colômbia
Divulgação

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, enfrenta a primeira grande crise no gabinete presidencial. Na segunda-feira 27, o esquerdista anunciou a demissão de três ministros do governo, depois de seis meses no cargo. Deixaram os postos os chefes da Educação, Alejandro Gaviria; da Cultura, Patricia Ariza; e do Esporte, María Isabel Urrutia.

“Estou grato pelos serviços prestados pelos ministros”, anunciou o presidente. “Com as suas contribuições, ajudaram a enriquecer o debate e a iniciar as mudanças que o país votou”, disse Petro.

Receba nossas atualizações

A Reforma da Saúde, que o governo apresentou ao Congresso em meados de fevereiro, é apontada como principal responsável pela crise no gabinete. Gaviria era um dos principais críticos à proposta.

O governo da Colômbia quer transformar o sistema de saúde para reforçar a atenção primária e também levar os cuidados aos “territórios abandonados”.

A iniciativa controversa causou discussões profundas no gabinete, e Gaviria também teve divergências com a ministra da Saúde, Carolina Corcho, mesmo antes de ambos terem sido nomeados por Petro como ministros.

“Slogans, simplificações excessivas, ideologias radicais e frases ocas contribuem pouco para encontrar soluções”, acrescentou o agora ex-ministro da Educação, no Twitter.

Petro assegurou que “este governo de mudança não vai desistir da reforma para melhorar a saúde, as pensões e as condições de trabalho justas para todos os colombianos”.

“O objetivo é simples, os modos e os meios são complexos: queremos simplesmente que qualquer pessoa doente seja cuidada e que se evite a doença, que qualquer pessoa idosa tenha um bônus de pensão, que qualquer trabalhador tenha estabilidade no emprego”, enfatizou o presidente.

Novos ministros

O presidente afirmou que Aurora Vergara, uma socióloga que foi vice-ministra do Ensino Superior, será a nova chefe da pasta da Educação, e nomeou Astrid Rodríguez como a nova ministra do Esporte.

Petro, entretanto, não disse quem substituirá Ariza como ministro da Cultura, embora a Presidência tenha dito que o músico Ignacio Zorro será, por enquanto, o responsável.

Leia também: “O vermelho é a nova cor da América Latina”, reportagem publicada na edição 144 da Revista Oeste

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Christian
    Christian

    Enquanto os socialistas não entenderem que dividir um PIB miserável não leva ninguém a riqueza, eles estão fadados a morrer na praia.
    Dinheiro se divide DEPOIS de produzir algo, e o socialismo só produz cizânia.

  2. Renata Thomaz
    Renata Thomaz

    Nenhuma novidade na incompetência do governo canhoto… O “Amor” indo para o ralo…. kkkkk

  3. Amaury G Feitosa
    Amaury G Feitosa

    Sem dinheiro alheio não existe “socialismo” a grande Tatcher estava certíssima e aí está mais uma prova.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade