O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que o país deve “pagar custos” por tráfico de escravos. Na declaração desta terça-feira, 24, ele afirmou que a nação cometeu crimes durante a era colonial e das navegações transatlânticas.
+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste
Países europeus transportaram à força por longas distâncias cerca de 12,5 milhões de africanos sequestrados, por navios. Em seguida, vendiam como escravos. O tráfico de escravos aconteceu por mais de quatro séculos. Portugal era o principal responsável pelo transporte.
Os principais destinos eram as Américas, onde os sobreviventes das viagens acabavam trabalhando forçado em plantações, enquanto outros lucravam com seu trabalho. O Brasil e o Caribe são os locais que mais receberam escravos.
Leia também: “Jornalista português diz como é em país que tem liberdade de expressão”
Sozinho, Portugal traficou quase 6 milhões de africanos, metade do total e mais que qualquer outro país da Europa. De acordo com o portal UOL, as escolas portuguesas não ensinam muitos detalhes sobre o papel do país na era escravidão.
A crítica de Rebelo de Sousa se deve ao fato de o país enxergar com orgulho a era colonial de Portugal. Na época, o país europeu dominou Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde, Timor Leste e partes da Índia.
Portugal “assume total responsabilidade” pelos erros do passado, diz Rebelo de Sousa
Durante um evento com representantes estrangeiros na noite desta terça-feira, o presidente de Portugal disse que o país “assume total responsabilidade” pelos erros do passado e que esses crimes, incluindo massacres coloniais, tiveram “custos”.
“Temos que pagar os custos”, disse presidente de Portugal. “Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isso.”
Leia mais: “Alteração em lei de Portugal pode beneficiar brasileiros”
A fala acontece enquanto a ideia de pagar reparações ou tomar outras medidas pela escravidão transatlântica ganha força em todo o mundo. Países da África e do Caribe e os Estados Unidos apoiam a criação de um painel na Organização das Nações Unidas para tratar o assunto.
Que patético, o presidente de Portugal e a reportagem, em tom duvidoso, que deixa a impressão de que o senil idiota presidente de Portugal falou algo coerente. Assino a Oeste para não ser poluído pela informação woke e lacradora de UOL e caterva.
Mais um idiota esquerdista, obtuso, que quer “ficar bem na fita” dizendo asneiras que as pessoas que não são surdas acabam ouvindo. Liberdade de opinião é assim. Uma coisa muito boa e necessária. Ela faz com que cretinos mostrem sua cretinice para que as pessoas inteligentes façam dele o julgamento que merece. Desmerecer o passado de Portugal, sua contribuição para o mundo é de uma estupidez que não se esperava ouvir de um português, presidente ou não. Comercializar escravos que eram postos à venda nos portos, mas que eram escravizados pelos seus próprios conterrâneos, pode ser feio, mas era um negócio lícito na época. Por outro lado, se quiser culpar alguém pela escravidão ele não deveria esquecer de responsabilizar os chefes tribais africanos que eram quem escravizava seu próprio povo.
Mais um gaga na história da política atual….imagine se os países referendados pelo ilustre, resolvem mesmo cobrar Portugal…, Biden em discurso perante uma autoridade da Papua Nova Guine, diz que seu tio foi devorado pelos habitantes da região durante a segunda guerra….. Lula falando bobagens o tempo todo…..só rindo mesmo para melhorar um pouco o dia KKKKKKKKK
Faria bem ao Marcelo Rebelo estudar um pouco de história. Marcelo Rebelo não possui postura de presidente nem conhecimento histórico. Os escravos trazidos de Portugal para o Brasil JÁ ERAM ESCRAVOS na África, prisioneiros de tribos guerreiras vencedoras de guerras contra outras tribos que vendiam a tribo vencida aos portugueses. Essa condição era aceitável? Lógico que não. No entanto, a vinda deles ao Brasil foi um mal menor do que serem mantidos como escravos de tribos inimigas, cujo o destino era a morte.
Se for assim, a Rússia, China, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, Nicarágua e etc deveriam pagar também pelo mal que realizaram ao mundo com o COMUNISMO/SOCIALISMO.
Mataram milhões de pessoas com seu regime assassino. Deveriam pagar também as vitimas do genocídio comunista e socialista.
Daqui a pouco os romanos terão dor de consciência porque escarvavizaram todo o mundo europeu na antiguidade! Que velho idiota! Não fossem os portugueses o Brasil sequer existiria como tal!
Outro gagá querendo fazer graça com o passado. Portugal é uma passei mais quebrados da velha Europa e fala em reparações. O povo português nem emprego consegue em escala. Esta turma gosta de acabar com o ocidente, mas esquecem que os árabes também traficavam negros com a diferença de que os matavam para não se reproduzirem. Hoje cerram fileiras como os bonzinhos da história. O método existe e está em execução pela esquerda imbecil.
O Presidente de Portugal fala por uma nação, se sentencia por uma nação, se obriga por uma nação!
É ignorância, prepotência, arrogância, loucura?
A coisa é tão feia e tão despropositadamente desconexa, dada a desconexão com a realidade da própria História, já que a escravidão é milenar, e antecede, em muito, à venda de humanos, em torno dos séculos XVI a XIX, pelos reis e senhores africanos para servirem de escravos, de maneira que, Nelson Rodrigues, em razão desses desorientados indivíduos, já havia profetizado:
“Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos.”
Outro “tio Paulo”. Não tem capacidade para nada e mexe em coisas já enterradas pelo passado. Passou e pronto. Eram outros tempos, outras prioridades, costumes. Coisa de socialista que quer aparecer distribuindo o dinheiro dos outros.