No primeiro dia da nova etapa de flexibilizações na França em meio à pandemia de covid-19, o presidente do país, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro Jean Castex tomaram um café juntos, na calçada, para comemorar a reabertura de bares e restaurantes.
Nesta quarta-feira, 19, os setores gastronômico e cultural, além do comércio não essencial, voltaram a funcionar em horários estendidos. Macron e Castex fizeram questão de ser filmados e fotografados na área externa de um café na região do Palácio do Eliseu, sede do governo francês. Em seguida, ambos conversaram com o dono do estabelecimento e cumprimentaram alguns frequentadores do local.
Leia mais: “França proíbe linguagem de gênero neutro em escolas”
Segundo Macron, trata-se de “um pequeno momento de liberdade restabelecido graças aos nossos esforços coletivos”. “Quero dizer para vocês: vamos nos acostumar a viver juntos o presente”, afirmou o presidente. “Se conseguirmos nos organizar coletivamente e continuarmos nos vacinando, não há razão para que não consigamos continuar avançando.”
Leia também: “Em carta a Macron, militares franceses criticam ‘concessões’ ao islamismo na França”
Fechados há sete meses, os restaurantes e bares puderam reabrir hoje, embora com autorização para servir os clientes apenas em suas áreas externas, com limitação da capacidade dos espaços não cobertos em 50%. O limite permitido é de seis pessoas por mesa.
Nous y sommes !
Terrasses, musées, cinémas, théâtres… Retrouvons ce qui fait notre art de vivre. Dans le respect des gestes barrières. pic.twitter.com/UXfOKur9D0— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) May 19, 2021