O professor Russell Rickford, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, foi afastado na última sexta-feira, 25, depois de chamar o ataque terrorista do grupo Hamas contra Israel de “entusiasmante” e “revigorante”. Ele deve ficar fora até o fim do semestre.
Rickford é professor de história na universidade, localizada na cidade de Ithaca, no interior do Estado de Nova York. O professor fez as declarações durante um protesto em defesa da “causa palestina” e do Hamas.
Leia também: “Israel neutraliza dois mergulhadores armados de Hamas”
Em 7 de outubro, o grupo terrorista Hamas matou cerca de 1.400 pessoas, a maioria civis.
Referindo-se ao ataque terrorista, Rickford disse que “não é humano” quem não sente a mesma sensação que ele. Manifestantes em defesa da “causa palestina” e do Hamas aplaudiram o professor.
O docente havia mantido suas declarações, mas, em virtude da pressão feita por diversos alunos e funcionários da universidade, acabou se desculpando pela “horrível escolha de palavras”. O recuo aconteceu antes de seus alunos serem informados de que ele havia sido afastado do cargo.
Leia mais: “Terroristas impedem que cidadãos dos EUA deixem Gaza”
De acordo com o jornal universitário Cornell Review, uma professora chamada Tamika Nunley enviou um e-mail aos alunos para informar que assumirá as aulas sobre história afro-americana pós-Guerra Civil, que eram lecionadas por Rickford.
A informação foi confirmada ao jornal pela assessoria de imprensa da universidade. Segundo Cornell, Russell Rickford teria solicitado a licença e a instituição aprovou.
Alunos fazem petição exigindo demissão do professor
Alunos da universidade criaram uma petição pelo site change.org, exigindo a demissão do professor. Cerca de 11,8 mil pessoas assinaram o documento digital.
Além disso, a senadora norte-americana Kirsten Gillibrand (Partido Democrata) e a deputada norte-americana Claudia Tanney (Partido Republicano), ambas por Nova York, também pediram a demissão do docente.
Esses simpatizantes de terroristas têm de ser colocados no seu devido lugar: a lata do lixo!
O verdadeiro idiota “entusiasmado”