Revista Oeste - Eleições 2022

Protesto no Canadá é uma manifestação contra o fascismo da covid

É o que afirma Ana Paula Henkel, em artigo publicado na Edição 98 da Revista Oeste
-Publicidade-
Caminhoneiros protestam no Canadá
Caminhoneiros protestam no Canadá | Foto: Darryl Barton

Em artigo publicado na Edição 98 da Revista Oeste, Ana Paula Henkel escreve sobre o protesto de caminhoneiros no Canadá. De acordo com o colunista, a manifestação, ignorada por setores da imprensa, transformou-se em uma revolta contra o fascismo da covid-19.

Leia um trecho

“Em toda revolução importante, e acredito que estamos dentro de uma, peças inesperadas podem surgir. A última movimentação nesse tabuleiro, crucial para a sobrevivência da liberdade como a conhecemos no mundo, foi brilhantemente feita pelos canadenses, mais especificamente os caminhoneiros canadenses. O que começou como um protesto local, ignorado pela mídia, agora se transformou em uma manifestação mundial contra o fascismo da covid. Após as medidas do governo canadense de impor vacinas para caminhoneiros que cruzam a fronteira EUA–Canadá, os motoristas lançaram um movimento de protesto apelidado de ‘Freedom Convoy’, que começou na Província da Colúmbia Britânica, no início da semana passada, e chegou à capital canadense, Ottawa, na última sexta-feira.

-Publicidade-

Estacionados em frente ao Parlamento do Canadá, os caminhoneiros se juntaram a milhares de canadenses para expressar sua oposição às ordens de uma vacina experimental, cada vez mais draconianas no país. ‘Queremos ter nossa escolha novamente e queremos esperança — e o governo nos tirou isso’, disse Harold Jonker, motorista de caminhão. Originalmente esperando cerca de 10.000 pessoas até o final de sábado, a polícia canadense disse que, à noite, não havia uma estimativa oficial do tamanho da multidão. Mas, de acordo com o Toronto Sun, um dos principais jornais do país, o comboio poderia incluir 50.000 caminhões do leste e oeste do país e até dos Estados Unidos. No sábado, uma multidão se encontrava no centro de Ottawa, apesar das baixas temperaturas, que chegaram a 15 graus (Celsius) negativos. ‘Vim pela liberdade de escolha’, disse Bogdan Dulhariu, que trabalha como motorista de caminhão em Montreal há 17 anos. Ele disse estar totalmente vacinado, mas ainda assim indignado com as regras ineficazes impostas pelo governo canadense para conter a propagação da covid: ‘Você não pode impedir as pessoas de trabalhar e cuidar de suas famílias apenas por causa de vacinas e outras coisas’, acrescentou o caminhoneiro.”

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 98 da Revista Oeste vai além do artigo de Ana Paula Henkel sobre a manifestação de caminhoneiros no Canadá. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de Augusto Nunes, J.R. Guzzo, Rodrigo Constantino, Caio Coppolla, Guilherme Fiuza, Fraser Myers, Cristyan Costa, Ubiratan Jorge Iorio, Bruno Meyer, Silvio Navarro, Kaíke Nanne, Dagomir Marquezi e Carlos Sánchez Berzaín.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.