O Comitê Organizador da Olimpíada de Tóquio e o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciaram neste sábado, 20, que não será permitida a presença do público estrangeiro nas competições dos Jogos. O veto aos turistas de outros países já vinha sendo analisado havia alguns meses e se deve à preocupação com a disseminação do coronavírus, em meio à pandemia.
Leia mais: “Governo japonês defende Olimpíada de Tóquio sem público estrangeiro”
“Nós tivemos que tomar essa decisão, que, sabemos, exigirá sacrifício de todos”, afirmou Seiko Hashimoto, presidente do comitê local. “As pessoas precisavam se programar com antecedência por causa de voos e hotéis. Portanto, tivemos de decidir rapidamente para não causarmos ainda mais inconvenientes. Sabemos que esta é uma questão delicada.” Yuriko Koike, governadora de Tóquio, reconheceu que a proibição de turistas estrangeiros na Olimpíada “é muito triste”, mas tratava-se de “decisão inevitável”.
Leia também: “Mesmo sem vacina, COI garante Olimpíada de Tóquio”
Programados inicialmente para o ano passado, os Jogos de Tóquio foram adiados para 2021 por causa da pandemia. Eles serão disputados entre os dias 23 de julho e 8 de agosto. A Paralimpíada acontece de 24 de agosto a 5 de setembro.
Pesquisa recente publicada pelo jornal Yomiuri mostrou que 77% dos japoneses eram contrários à presença de público estrangeiro nas Olimpíadas. Apenas 18% se mostravam favoráveis.
Decisão acertada. Aqui tivemos Carnaval e Eleição em 2020.
Já avisaram o vírus de que ele não pode ir também?????
Olimpíada natimorta. Faltou proibirem também atletas estrangeiros.