O presidente da Rússia, Vladimir Putin, deu um recado aos países ocidentais nesta quinta-feira, 29. Em pronunciamento feito à Assembleia Federal da Rússia, ele alertou para o risco de um conflito nuclear com o Ocidente, caso a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) envie tropas à Ucrânia.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
“O Ocidente deve perceber que também temos armas que podem atingir alvos no seu território”, disse Putin, no pronunciamento. “Tudo isso ameaça realmente um conflito com o uso de armas nucleares e a destruição da civilização. Eles não entendem isso?”
Em resposta à declaração do presidente francês Emmanuel Macron, que disse que o envio de tropas europeias para a Ucrânia não pode ser descartada, Putin disse hoje que se isso acontecer, a resposta russa virá sob a forma de armas nucleares. pic.twitter.com/hp0GCdIppd
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) February 29, 2024
A possibilidade de envio de tropas da Otan foi levantada no início da semana pelo presidente da França, Emmanuel Macron. No entanto, países como os Estados Unidos, o Reino Unido e a Alemanha negaram haver um plano para enviar soldados à Ucrânia. Contudo, a ameaça feita pelo presidente francês gerou essa reação do líder russo.
Putin afirma que o Ocidente tenta “arrastar” a Rússia para uma corrida armamentista
Durante o discurso, Putin afirmou que o Ocidente tenta “arrastar” Moscou para uma corrida armamentista. Por esse motivo, a Rússia deve desenvolver um complexo industrial de defesa para aumentar seu “potencial científico, tecnológico e industrial”.
Leia mais: “Lula confirma viagem à Rússia em reunião com Lavrov”
“É seriamente necessário fortalecer os agrupamentos na direção estratégica ocidental para neutralizar as ameaças associadas à próxima expansão da Otan”, afirmou o presidente russo.
Leia mais: “Rússia impede jornalistas brasileiros de acessarem coletiva com ministro de Putin”
Putin também fez referência ao desfecho de líderes ocidentais do passado, como Adolf Hitler, da Alemanha nazista, e Napoleão Bonaparte, da França, que não obtiveram sucesso quando tentaram invadir a Rússia.
Leia também: “Chanceler de Putin usa avião da FAB para ir a encontro com Lula”
Ele afirmou que, agora, as consequências serão “muito mais trágicas”, caso os líderes do Ocidente tentem invadir a Rússia. “Eles acham que a guerra é uma caricatura.”
Leia também: “Russos contra russos na Ucrânia”
Nós brasileiros não estamos sendo ameaçados pelo Putin, porque já ficou claro para o mundo todo que o brasil-de-lula não é aliado do Ocidente. Nós estamos com o Irã, Rússia, Hamas, Venezuela, Nicarágua, Cuba e alguns outros países da África. Podemos ficar tranquilos, o nosso líder sabe o que faz.