Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por videoconferência na quinta-feira 30 e falaram sobre uma possível ruptura diplomática.
Putin alertou seu colega norte-americano que possíveis sanções como punição pela interferência russa no território ucraniano poderão levar a uma ruptura dos laços diplomáticos entre Moscou e Washington.
Nos últimos meses, a Rússia deixou o Ocidente em alerta ao acumular dezenas de milhares de soldados próximo à sua fronteira com a Ucrânia.
Moscou nega que tenha intenções de invadir o país vizinho e reafirmou o direito de posicionar suas tropas dentro de seu território.
Os EUA ameaçaram impor sanções devastadoras no caso de uma agressão militar russa à Ucrânia, algo que, segundo o assessor do Kremlin Yuri Ushakov foi repetido por Biden na conversa de ontem.
“Nosso presidente respondeu imediatamente que, se o Ocidente decidir, nas atuais ou em quaisquer outras circunstâncias, impor tais sanções sem precedentes, isso poderá levar a uma ruptura completa dos laços entre nossos países e causar graves danos às relações entre a Rússia e o Ocidente”, disse o assessor à agência de notícias Reuters.
Segundo Ushakov, Putin afirmou que este seria “um equívoco que nossos descendentes iriam ver como um enorme erro”.
O assessor do Kremlin falou ainda que a conversa criou uma atmosfera positiva antes das conversas entre a Rússia e os EUA marcadas para 9 e 10 de janeiro em Genebra e para o dia 12 em Bruxelas.
A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que Biden reiterou que avanços substanciais nesses diálogos poderão ocorrer somente em um ambiente de redução das tensões, e não o contrário.
Biden é um desastre, fica provocando a Rússia com que objetivo? Qual o interesse vital dos USA ou da EU na Ucrânia? Já para os Russos aquilo é sua fronteira.
Biden não tem cacife para impor nada. Trump estava contemporizando, certamente, pq quem iria se fuder msm seria a Europa. E não tinha Irã na jogada, agora tem. Tudo errado.