Putin e Biden alertam para ruptura diplomática

Russo diz que sanções do Ocidente podem resultar em rompimento; americano promete 'resposta decisiva'
-Publicidade-
Os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin durante encontro em junho de 2021
Os presidentes Joe Biden e Vladimir Putin durante encontro em junho de 2021 | Foto: Reprodução

Os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por videoconferência na quinta-feira 30 e falaram sobre uma possível ruptura diplomática.

Putin alertou seu colega norte-americano que possíveis sanções como punição pela interferência russa no território ucraniano poderão levar a uma ruptura dos laços diplomáticos entre Moscou e Washington.

Nos últimos meses, a Rússia deixou o Ocidente em alerta ao acumular dezenas de milhares de soldados próximo à sua fronteira com a Ucrânia.

-Publicidade-

Moscou nega que tenha intenções de invadir o país vizinho e reafirmou o direito de posicionar suas tropas dentro de seu território.

Os EUA ameaçaram impor sanções devastadoras no caso de uma agressão militar russa à Ucrânia, algo que, segundo o assessor do Kremlin Yuri Ushakov foi repetido por Biden na conversa de ontem.

“Nosso presidente respondeu imediatamente que, se o Ocidente decidir, nas atuais ou em quaisquer outras circunstâncias, impor tais sanções sem precedentes, isso poderá levar a uma ruptura completa dos laços entre nossos países e causar graves danos às relações entre a Rússia e o Ocidente”, disse o assessor à agência de notícias Reuters.

Segundo Ushakov, Putin afirmou que este seria “um equívoco que nossos descendentes iriam ver como um enorme erro”.

O assessor do Kremlin falou ainda que a conversa criou uma atmosfera positiva antes das conversas entre a Rússia e os EUA marcadas para 9 e 10 de janeiro em Genebra e para o dia 12 em Bruxelas.

A porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, disse que Biden reiterou que avanços substanciais nesses diálogos poderão ocorrer somente em um ambiente de redução das tensões, e não o contrário.

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.