O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou nesta quinta-feira, 23, planos para implantar novos mísseis balísticos intercontinentais de ogivas múltiplas ainda neste ano.
“Como antes, daremos mais atenção ao fortalecimento da tríade nuclear”, disse Putin, referindo-se aos mísseis nucleares baseados em terra, mar e ar. “Continuaremos a produção em massa de sistemas hipersônicos Kinzhal baseados no ar e iniciaremos o fornecimento em massa de mísseis Zircon baseados no mar”, anunciou o presidente.
No início desta semana, a Rússia suspendeu a participação do país no tratado START de controle de armas nucleares feito com os Estados Unidos, em 2010.
Batalha prossegue
Na véspera de completar um ano de guerra, a Ucrânia fechou algumas escolas com receio de que Moscou possa lançar ataques com mísseis de longo alcance para marcar a data.
Nas últimas semanas, a Rússia montou ataques de infantaria em terreno congelado em batalhas descritas por ambos os lados como as mais sangrentas da guerra.
Autoridades ocidentais disseram acreditar que a Rússia planejou uma ofensiva para capturar um novo território antes da guerra completar um ano, usando centenas de milhares de reservistas recrutados nos últimos meses para dar a vitória à Rússia.
As forças de Moscou fizeram progressos tentando cercar a pequena cidade de Bakhmut, mas não conseguiram romper as linhas ucranianas ao norte, perto de Kremmina, e ao sul, em Vuhledar, onde sofreram pesadas perdas.
As forças ucranianas repeliram 90 ataques russos no nordeste e no leste nas últimas 24 horas, disseram os militares nesta quinta-feira, 23.
Não sei que tara é esta destes caras por tantas armas atômicas!
Umas três destas, já manda o mundo, literalmente, para o espaço….
Putin tem que morrer imediatamente.
É uma guerra do socialismo