Maria Adela Kuhfeldt Rivera, uma famosa designer de joias que viveu na Europa por dez anos, não é, na verdade, uma designer de joias. Seu verdadeiro nome é outro, aliás: Olga Kolobova. Ela era uma espiã que trabalhava pela Rússia, segundo o site investigativo Bellingcat.
Olga morou em Roma, Malta e Paris. Depois, estabeleceu sua residência em Nápoles, na Itália. Ela era conhecida o suficiente para participar das festas de alto padrão da cidade, incluindo saraus e bailes que recebiam diplomatas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
A espiã falava inglês e italiano fluentemente. Segundo um oficial da Otan, cujo nome não foi revelado pelo Bellingcat, os dois tiveram um breve romance.
Olga dizia aos amigos que havia sido abandonada pela mãe e que havia sido criada por uma família abusiva. Na verdade, a falsa designer de joias era filha de um coronel do Exército da Rússia.
Relacionadas
O marido da espiã, supostamente italiano, também não era italiano. Era equatoriano-russo. Ele morreu, de forma misteriosa, aos 30 anos de idade. O motivo? Pneumonia dupla (infecção no pulmão) e lúpus sistêmico (doença inflamatória crônica, de origem autoimune). A funcionária do Kremlin conheceu os diplomatas da Otan depois da morte de seu suposto marido.
“Ela era como uma afilhada, uma sobrinha”, disse Marcelle D’Argy Smith, ex-editora da revista Cosmopolitan, uma de suas amigas. “Foi perturbador descobrir isso. Ela era muito bonita, muito discreta. Tinha muitos amigos homens.”
A coronel Sheila Bryant, então inspetora-geral das Forças Navais dos Estados Unidos na Europa e na África, suspeitava da história de Olga. Por isso, determinou que os colegas limitassem o acesso a informações militares altamente confidenciais à falsa designer. Mas não funcionou.
De repente, em 2018, Olga partiu para Moscou. Seus amigos da Europa ficaram sem vê-la desde aquela época. Segundo o Bellingcat, a espiã russa pode ter sido descoberta por serviços de Inteligência estrangeiros.
Dizem que era muito boa no futebol, e criava muitos gatos, enfim, era boa com bolas e gatos
Ela deve ser a Elizabeth da série The Americans
No ocidente quem comeu, comeu .
Quem não comeu não come mais .
Agora só o Putim !