Depois de Liz Truss renunciar ao cargo de primeira-ministra da Reino Unido, o Partido Conservador já decidiu que Rishi Sunak, ex-ministro das Finanças do país (equivalente ao Ministério da Economia), assumirá o posto de premiê nesta segunda-feira, 24. Segundo o jornal britânico Financial Times, os concorrentes de Sunak, Boris Johnson e Penny Mordaunt, anunciaram que não participarão da disputa. A desistência de ambos ampliou as chances de Sunak.
Rishi Sunak could be appointed Britain’s next prime minister in the coming hours after Boris Johnson bowed out of the race to No 10 https://t.co/6pXxjHKDRm
— The Times and The Sunday Times (@thetimes) October 24, 2022
Quem é Rishi Sunak
Rishi Sunak foi nomeado hoje líder do Partido Conservador por ser o único candidato restante. Penny Mordaunt, líder da Casa dos Comuns, deixou de concorrer a alguns minutos antes do tempo-limite para novas nominações.
Sunak, de 42 anos, foi o adversário de Liz Truss, depois da renúncia do então premiê Boris Johnson, mas perdeu. Sunak não é muito popular entre os conservadores britânicos, visto que foi apontado como um dos articuladores da queda de Johnson, e, agora, assume o posto do ex-primeiro-ministro.
O ex-ministro das Finanças é o mais jovem a exercer o cargo, além do primeiro inglês não branco, por ser descendente de uma família indiana.
Sunak vai seguir o rito de todos os primeiros-ministros, encontrando-se com o monarca britânico. A data, contudo, ainda não foi revelada.
“Como resultado, agora, escolhemos nosso próximo primeiro-ministro”, disse Penny Mordaunt. “Essa decisão é histórica e mostra, mais uma vez, a diversidade e o talento do nosso partido. Rishi tem todo o meu apoio.”
E depois querem um tal de semi-presidecialismo aqui, que nada mais é do que um parlamentarismo. Se lá é essa bagunça, imagina aqui. Vai ser um troca-troca, mais rápido que patricinha de zona sul piriguete em baile funk.
Que fase….
Afinal de contas, quem é Rishi Sunak? Com todo o respeito, a reportagem foi muito superficial.
O fato de ele ser de origem indiana pode ser para o Brasil, que tem ótima relação com a Índia, e pode construir uma melhor relação com a GB.
Uma coisa não tem a ver com a outra.
O que diriam a rainha Vitória e seu primeiro-ministro Disraeli, que viveram o auge do império britânico, assistirem um imigrante de origem indiana, Rishi Sunak, governar a Inglaterra, ex império britânico e ex-reino unido que está prestes a se desunir com esse novo rei de copas Carlos III? Triste decadência.
Foi eleito no partido porque era o único candidato, é desconhecido, perdeu para a escolhida que já se mandou. Parece um desespero.
Vale uma análise da Oeste sobre os posicionamentos políticos e econômicos do novo PM. A desistência dos outros participantes (e a renúncia de Liz Truss) abrindo caminho para a “agenda WEF” merece uma investigação.