O Ministério das Relações Exteriores pretende convocar a embaixadora espanhola em Brasília, Mar Fernández-Palacios, para dar explicações sobre os insultos racistas de torcedores espanhóis contra o jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid. No domingo 12, adeptos do Valencia Club de Fútbol chamaram o atleta brasileiro de “mono” — em português, macaco.
Ao mesmo tempo, o embaixador brasileiro em Madri, Orlando Leite Ribeiro, solicitou previdências à LaLiga — entidade que organiza o Campeonato Espanhol — e ao governo da Espanha. Os insultos racistas constantes contra o jogador brasileiro motivaram a ação dos diplomatas.
A secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, reiterou nesta segunda-feira, 22, o descontentamento do governo brasileiro com o caso. “Mais que a ignorância e a maldade dos torcedores que praticaram — e vêm, há tempo, praticando — atos abjetos de racismo, espanta a persistência dos crimes cometidos contra o atleta brasileiro, contra todos os afrodescendentes e, sim, contra toda a humanidade, a cada cântico e a cada gesto racista lançado contra o jogador”, afirmou a secretária-geral.
A Embaixada da Espanha em Brasília condenou os insultos racistas contra Vinícius, alegando que “expressa total solidariedade” ao jogador pelos “intoleráveis e covardes ataques” sofridos no jogo contra o Valencia. A diplomacia brasileira afirma que tais atitudes “não refletem as posições antirracistas da absoluta maioria da população espanhola”.
Governo espanhol critica racismo contra Vini Jr.
O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, também condenou as manifestações racistas. “Tolerância zero com o racismo no futebol”, salientou o político. “O esporte se fundamenta nos valores da tolerância e do respeito. O ódio e a xenofobia não devem ter lugar em nosso futebol e em nossa sociedade.”
Nas redes sociais, Vinícius lamentou o preconceito dos torcedores do Valencia. “Não foi a primeira vez, nem a segunda nem a terceira”, escreveu. “O racismo é o normal na LaLiga. A competição acha normal, a federação também, e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas, hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Concordo. Mas sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui.”
E aviso, nao postem mais besteiras neste topico, porque estarei aqui para destruir arggumentos fascicaucasianos
Para quem vive no mundinho imaginario limitado a portas de quarteis, vou dar noticia fresquinha sobre o protesto do Vinicius : juiz demitido, Valencia multado, cartao vermelho cancelado, torcedores identificados fichados e proibidos de frequentarem estadios, repudio oficial do governo espanhol, repudio oficial da Fifa, apenas o presidente facista da La Liga calado. A frescura de Vinicius Junior deu resultado.
Sua impressao rgeflete sua capacidade intelectual.
O ministério da relações exteriores não tem como fazer absolutamente nada a esse respeito, o exemplo disso já aconteceu aqui no Brasil onde os Argentinos imitaram macacos na arquibancada. Nosso governo ficou tão indignado que como retaliação, o Luladrão fez empréstimo milionário para a Argentina que provavelmente nunca será pago, além disso, foi ao encontro do G7 no Japão solicitar uma ESMOLA para Argentina.
Aqueles que chafurdam muito em sensibilidade, não são capazes de lidar com à vida ou com a verdade. Isso afeta sua produtividade.
O Vinicious Junior tem que crescer e se tornar o profissional que esta suposto ser.
O antagonismo, o Preconceito e o Fanatismo fazem parte da carreira que escolheu. A melhor forma de lidar com esse risco de trabalho é marcar muitos gols e se tornar um ídolo. Sua própria torcida resolve esse paradigma emblemático, ele não deve se envolver diretamente com torcedores.
Ed Amargo, suas frustracoes beiram o ridiculo. Vinicius Jr mostrou ser, alem de um grande atleta, um ser humano de uma grandeza extraordinaria com suas palavras ecoando entre esportistas do mundo inteiro. Voce que tem q crescer muito em sua humanidade. Pessoas como vc queriam que ele esperasse uma princesa isabel para defende lo. Lembrando que tanto o presidente espanhol e o presidente da federacao espanhola manifestaram apoio. O unico dissoante foi o presidente da La Liga, ligado ao Vox, partido de direita que idolatra Franco. Depois nao venha usar o termo fascista de maneira equivocada.
Minha impressão é que o Vinicius quer forçar a sua saída do Real para ir jogar no PSG.
Não dá pra aceitar a atitude dos espanhóis.
Se pelo menos tivessem chamado de perna de pau, era verdade e mais aceitável.
Será que o Brasil agora quer invadir a Espanha?
Vão mandar uns pintores de calçamento pra lá?
Nao. O Brasil agora nao esta mais isolado. Voltou a ser player na diplomacia
Que infantilidade! O que é esse cara? Um bebê de 2 anos? E se é que é para coletivizar, e o bando de gente com a aparência dele que faz “piscatocidios” e “reflexocidios” (matar em assaltos baixo o pretexto de que o assaltado “piscou” ou em outros casos de atos reflexos do tipo, sinal de que foi inveja e que o assaltante iria matar de qualquer modo)? Muito pior do que umas palavrinhas de nada do público que um atleta ADULTO deveria relativizar, ele já ganha MUITO BEM para lidar com o público.
Infantilidade e a sua ir para frente de quartel pedir golpe militar em nome da democracia.
Vinicius Júnior, trata de jogar bola e mostrar seu futebol, Pelé nunca reclamou de ser chamado de Negão, o que hoje seria a mesma coisa de macaco, ou vão querer me convencer que nos anos 50, 69, 70 não existia racismo.
Na minha opinião isso não é problema de Giverno como quer ministro do Lula entregar no caso. É problema de justiça espanhola. Vinicios Jr é ídolo, é bom moço, baita jogador, etc. Só que tem muito diz que diz é a resposta dele tem que ser no campo a favor de seu time e sua gente. Sempre com um pé atrás nesse governo que quer ganhar bônus na desgraça alheia.
Certissimo, nao e problema de governo, racismo e um problema de governos. Ainda bem que sua opiniao e insignificante diante do apoio recebido por Vinicius Jr, inclusive pelo presidente espaanhol.
Não se sabe qual motivo este rapaz sofre constante racismo no futebol.
Existem tantos outros atletas negros em tantos países da Europa, mas só ele já foi vítima de diversas manifestações espúrias.
O que desagradou tanto os espanhóis para cometer tão bárbara atitude ?
Alguém me explica ?
Tantos outros que tambem sofrem, procure pesquisar casos de racismo na liga espanhola. Porem esse rapaz a que se refere teve coragem de enfrentar a laia racista. Aprenda com ele e pare de usar esse espaco para suas lamurias infantis.
Pediu explicacao eu te dei.
Vou te ajudar a nao falar besteira. Jogadores que sofreram racismo na liga espanhola : Marcelo, Paulao, Etoo, Kameni, Rudiger, Wanchope, Inaki, Yaya Tore, Lerma, Ronaldo Fenomeno. So na primeira divisao, imagine nas divisoes inferiores. Antes de comentar se inteire para nao passar vergonha.